“SÍFILIS”: UM ESTUDO SOBRE A INCIDÊNCIA DE SÍFILIS NO MUNICÍPIO DE PONTE NOVA/MG.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Acessos neste artigo: 260


Certificado de publicação:
Certificado de Ruth Alves Garcia

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ruth Alves Garcia

ABSTRACT
A sífilis é uma doença infecciosa, bacteriana, de evolução crónica, que quando não tratada, evolui para estágios de proporções variáveis, sendo capaz de atingir vários órgãos. Pode ser transmitida para o feto, ocasionando sérios danos à saúde, podendo produzir um natimorto ou ocorrer morte do neonato. Segundo o Boletim Epidemiológico de Sífilis (2018), nos últimos anos, foi observado no Brasil um crescimento constante no número de casos de Sífilis adquirida, congênita e gestacional. Devido ao aumento do número de casos de sífilis no país, este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão literária da patologia, coletar e analisar dados referentes à incidência da doença no município de Ponte Nova/MG. Esta pesquisa é de natureza descritiva e documental e para tal foi realizada revisão bibliográfica acerca da doença e análise de dados sobre a ocorrência da mesma, bem como da população do município, do período de 2008 à 2018. Neste estudo, foi possível verificar que, em Ponte Nova/MG,  o número de casos de sífilis adquirida aumentou ao longo dos anos, apresentando, em 2018, coeficiente de incidência 3,2 vezes maior que o do ano anterior; sendo mais predominante na população masculina, e na faixa etária de 20 à 29 anos. Já em relação à sífilis congênita e gestacional, foi constatado que houve tendência decrescente da incidência no período de 2008 à 2018. Os resultados encontrados são importantes para se analisar a situação epidemiológica do município com relação à frequência e distribuição da doença, contribuindo para a elaboração de informações que incrementem o desenvolvimento de ações dos profissionais de saúde no âmbito dos programas de controle de DST.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marcia Koike 09-02-2021 09:50:35

O tema é interessante e o objetivo de apresentar a incidência de Sifilis já seria bem interessante. A revisão de literatura entrou no objetivo como um fator confusor, com prejuízo da leitura. Sugiro, em próxima vez, fazer a revisão da literatura para encorpar a introdução e a discussão e deixar o objetivo mais sucinto, o que irá melhorar também a apresentação dos resultados.

Foto do Usuário Liliane Moretti Carneiro 09-02-2021 09:50:35

Tema de ótima relevância, bem escrito.Bom trabalho

Foto do Usuário Amir Qaddomi 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem desenvolvido, metodologia clara e os resultados correspondem ao objetivo desejado. Dentre os fatores mencionados que contribuem para o aumento de sífilis, poderia ter sido considerado a falta de campanhas educacionais e o preconceito em relação ao contágio.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.