A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO QUANDO HÁ NECESSIDADE DE ORIENTAÇÃO DO USO DE FÓRMULA INFANTIL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Acessos neste artigo: 249


Certificado de publicação:
Certificado de Ana Cláudia Moreira Monteiro

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Sueli Maria Refrande , Ana Cláudia Moreira Monteiro , Uly Dario Mozer , Maria Clara Nery , Magnus Kelly Carvalho Dantas

ABSTRACT
Vimos a necessidade de esclarecer as mães quanto a importância de uma alimentação adequada, principalmente durante a primeira infância. O objeto de estudo consiste no papel do enfermeiro na orientação sobre do aleitamento artificial, quando seu uso se faz necessário e elaborar uma cartilha informativa sobre os benefícios do aleitamento materno e orientações sobre a importância de buscar uma consulta com o médico pediatra ou nutricionista antes de ofertar qualquer tipo de leite ou alimento ao lactente, além dos cuidados na preparação das fórmulas infantis. Este estudo é uma revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. Elaborado por meio de uma busca ativa em base de dados da literatura nacional, sobre o papel do enfermeiro quando existe a necessidade de orientar sobre o consumo de fórmula infantil. Foi realizado um refino nessa busca, na qual os critérios de inclusão foram artigos encontrados dentro de um recorte temporal de até 10 anos (2010 – 2020) e na língua portuguesa, totalizando então 13 artigos, sendo 2 da base de dados LILACS, 2 da base de dados BDENF e 9 no Portal de Periódico CAPES. Foi discutido neste estudo alguns fatores que determinam o abandono da amamentação exclusiva, também foram abordados os riscos trazidos pelas práticas inadequadas de alimentação complementar além dos cuidados necessários com o manejo do uso de fórmulas infantis. Ao final deste estudo conclui-se que apesar de não poder prescrever fórmula infantil, o enfermeiro deve conhecer as diferenças entre os tipos de fórmulas e a faixa etária indicativa de cada uma delas, além dos riscos trazidos pelo seu uso inadequado. A orientação do enfermeiro deve ter em foco que as fórmulas infantis só devem ser introduzidas a alimentação do lactente após sua necessidade ser avaliada por um nutricionista ou médico pediatra, quando tais fórmulas já foram prescritas, cabe ao enfermeiro auxiliar as famílias no entendimento sobre seu uso, assim como o preparo e a higienização dos utensílios a serem utilizados. Palavras-Chave:Aleitamento artificial; Desmame precoce; fórmulas infantis

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Matheus Gomes Andrade 09-02-2021 09:50:35

Os autores do artigo estão de parabéns por esse projeto e pela didática utilizada. Porém, a revisão de literatura deveriam ter sido de estudo mais atuais, uma vez que alguns eram do ano de 2002. E, sugiro a avaliação de citações de autores, há alguns que são citados três vezes consecutivas. Ademais, de forma geral o artigo é bem relevante para a realização de uma educação permanente, uma vez que há muitas mães que ainda não tem conhecimento sobre o tal assunto.

Foto do Usuário Bianca Lemos De Carvalho 09-02-2021 09:50:35

Primeiramente, meus parabéns pelo trabalho!! A minha sugestão é que revisem a formatação, e a minha pergunta é: Quais foram as dificuldades encontradas por vocês na realização desta pesquisa? Temática muito boa e de grande importância para ser abordada!!

Foto do Usuário Herica Silva Dutra 09-02-2021 09:50:35

O tema é muito relevante, visto que o aleitamento materno exclusivo nem sempre se concretiza e o uso de fórmulas é a alternativa mais apropriada em muitos casos. A cartilha apresentada ao final é um produto excelente e mostra o envolvimento dos autores no desenvolvimento do trabalho.

Foto do Usuário Augusto Flavio Spl De Moraes 09-02-2021 09:50:35

Trabalho com boa argumentação e apresentação dos dados. Tema pertinente e atual. Parabéns

Foto do Usuário André Ribeiro Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Rejeitar o trabalho, não cumpre com o foco e escopo do evento.

Foto do Usuário Fernanda Guimarães Lopes 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bom.

Foto do Usuário Nayara Da Silva Costa 09-02-2021 09:50:35

TEMA MUITO IMPORTANTE PARA TODOS, POIS AINDA EXISTE MUITAS MAES LEIGAS, QUE NAO SAO ORIENTADAS NA ALIMENTAÇÃO DO SEUS FILHOS, E AINDA FAZEM O USO DE FORMULA INFANTIL ANTES DOS 6 MESES DE IDADE, TRAZENDO PREJUIZO PARA AS CRIANÇAS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.