O ESTADO DA ARTE SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS NO ÂMBITO DOMICILIAR

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Modelo de Atenção Básica em Saúde

Acessos neste artigo: 271


Certificado de publicação:
Certificado de Flávia Nogueira Reis Brito

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Flávia Nogueira Reis Brito , Ítalo Ricardo Santos Aleluia , Carla Cristina Santos Ribeiro , Ana Clara Guimarães Reis

ABSTRACT

                      

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marilia Girao De Oliveira Machado 09-02-2021 09:50:35

Prezados, O artigo apresenta-se dentro das normas e com coerência no objetivo, método, texto e resultados. O tema é bastante atual e a revisão de literatura conseguiu contemplar o objetivo do estudo. No entanto, senti falta da contribuição do estudo. Atenciosamente, Marília Girão.

Foto do Usuário Viviane Gonçalves Barroso 09-02-2021 09:50:35

A revisão é bastante relevante no contexto que foi, inclusive, bem apresentado. Sugestão: Deixar os autores citados no final do parágrafo, considerando que, no conjunto do texto, quebram a leitura tornando-a menos fluida. Seria importante traduzir bem a contribuição do estudo. O que, de fato, os autores esperam a partir do levantamento que realizaram? Pergunta: A realidade identificada refere-se a estudos que abordaram a rede pública? Como está o cenário na rede privada/planos de saúde? Muitos deles oferecem tal assistência. Seria interessante abordar tal aspecto no levantamento ou demonstrar a existência de lacuna, se for o caso?

Prezados autores, gostaria de parabenizá-los por desenvolver um estudo tão relevante, sumarizando as evidências sobre os cuidados paliativos no âmbito domiciliar, cujo loco de cuidado por vezes não é valorizado pelos profissionais de saúde. Deixo algumas pequenas sugestões/questionamentos que têm o intuito de ajudá-los a lapidar o estudo e se limitam ao método. No item ''Resultados'' o seguinte trecho '' Os principais motivos de exclusão foram: textos publicados antes do ano de 2015, estudos de revisão bibliográfica e/ou com recortes metodológicos considerados distantes da proposta do presente estudo, incluindo todos aqueles que discorriam sobre o assunto se limitando a ações de cuidados paliativos em determinadas idades, doenças específicas, e distantes de uma abordagem no âmbito da atenção primaria e/ou domiciliar'' deve ser incorporado ao método, demonstrando os critérios de exclusão juntamente com critérios de inclusão dos estudos, que precisam estar claros, especialmente em um estudo de RIL (foram aceitos todos os tipos de delineamentos metodológicos? Idade dos participantes dos estudos? Houve limitação de língua?) Os autores se basearam ou seguiram o Protocolo Prisma?

Foto do Usuário Nayara Aguiar Santos Borges Lyrio 09-02-2021 09:50:35

O artigo prova a escassez de estudos nesta temática. Bem organizado, metodologicamente bem estruturado. Nos objetivos, faltou inserir o contexto relacionado a APS.

Parabéns aos autores o tema é muito relevante e necessário que seja abordado, principalmente na Atenção Básica, uma vez que poucas vezes essa temática é abordada. Sugiro que no objetivo seja acrescentado sobre a Atenção Básica e que durante a metodologia seja mencionado como foi feita a análise da literatura.

Foto do Usuário Arghia Gigli De Souza 09-02-2021 09:50:35

Gostei muito da pesquisa, pois a leitura é de fácil entendimento, além disto admiro a decisão dos autores em abordar uma temática que possui poucos estudos e que gera estranhamento em muitas pessoas.Além de mais produções científicas sobre a temática que outra estratégia poderia ser utilizada para dar visibilidade ao Cuidado Paliativo?

O artigo muito importante para o nosso contexto, principalmente para melhor desenvolvimento profissional e ampliação das habilidades de comunicação e atuação profissional

Foto do Usuário Ana Beatriz Pinheiro Ferreira 09-02-2021 09:50:35

Na Atenção Básica existe uma falha severa de direcionamento do usuário e preparo da equipe para receber e acompanhar esses pacientes. Falta espaço. Esse artigo é de grande valia e muito bem contextualizado, explorado e analisado. Visto que o viver bem tem sido valorizado cada dia mais, assim como o morrer bem. Os profissionais precisam ser melhor capacitados, espaços públicos precisam ser criados e atendimentos paliativos domiciliares públicos precisam ser melhor inseridos. Os investimentos terapeuticos vem prolongando a vida das pessoas com câncer ou prolongando o sofrimento?

Foto do Usuário Enos De Araújo Almeida 09-02-2021 09:50:35

O artigo está com referencias revisadas e com uma boa leitura.

Foto do Usuário Miriam Marinho Chrizostimo 09-02-2021 09:50:35

O trabalho apresenta temática atual e relevante, ao considerar a atenção paliativa domiciliar a pacientes com câncer. Está dentro das normas de um trabalho científico. Há coerência entre o objetivo, o método e o texto. Inexiste a contribuição e a relevância do estudo. Os aspectos metodológicos estão suficientes para a aprovação, contudo faltam as etapas da pesquisa integrativa, o método para análise de dados e a data da realização do estudo. A discussão e os resultados trouxeram categorias.

Foto do Usuário Lorraine Alves De Souza Santos 09-02-2021 09:50:35

temática importante, trabalho bem estruturado, parabéns !

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.