LIMITES PARA ATUAÇÃO DO CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE NA GARANTIA DO ACESSO À SAÚDE ENQUANTO DIREITO: uma revisão integrativa

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Participação Cívica em saúde

Acessos neste artigo: 238


Certificado de publicação:
Certificado de Lívia Souza

Certificado de participação:
Certificado de Lívia Souza

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Lívia Souza

ABSTRACT
Introdução: O Sistema Único de Saúde (SUS) trouxe a novidade da participação da sociedade nas discussões e deliberações acerca das políticas e ações de saúde. A participação popular na política de saúde tem sido muito importante para a formulação e implementação do SUS, mas tem enfrentado desafios e alcançado resultados positivos e negativos, como acontece em toda 
mobilização social e política. Objetivo: descrever os limites para a atuação do controle social no Brasil para a garantia do acesso à saúde enquanto direito, segundo a literatura brasileira. Metodologia: Trata-se uma revisão integrativa com uma abordagem qualitativa em que os artigos foram selecionados na base de dados Scielo, Lilacs e BDENF, usando os descritores: conselho de saúde, acesso aos serviços de saúde, direito a saúde,
controle social formal e participação social. Foram utilizados como critérios de inclusão: artigos publicados entre 2010 e 2019; em português; que estão disponíveis na íntegra; e, que tenham relação com o objetivo do estudo. Foram selecionados 9 artigos. Resultados: Foram identificados como dificuldades à falta de representatividade, e de conhecimento dos conselheiros, conflitos particulares de interesse próprio bem como partidário, e a falta de
autonomia dos conselhos. Foi possível identificar algumas alternativas para diminuir as dificuldades, entre elas destacou-se a presença de diálogo entre os membros do conselho de saúde e também o processo de educação permanente. Considerações finais: É importante que usuários, gestores e profissionais de saúde reconheçam o seu papel na construção da participação social em busca de um SUS que garanta o acesso à saúde como direito de todo cidadão.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Tatiana Pereira Das Neves Gamarra 09-02-2021 09:50:35

Tema abordado é bastante relevante para a pesquisa em saúde. O texto está bem escrito e estruturado e apresenta consistência científica. Minha única obervação: as limitações do estudo não estão explícitas.

Foto do Usuário Tatiana Pereira Das Neves Gamarra 09-02-2021 09:50:35

Tema abordado é bastante relevante para a pesquisa em saúde. O texto está bem escrito e estruturado e apresenta consistência científica. Minha única obervação: as limitações do estudo não estão explícitas.

Foto do Usuário Karen Regina Amato Samos 09-02-2021 09:50:35

Excelente tema. Contudo as limitações do estudo não estão bem definidas.

Foto do Usuário Viviane Gonçalves Barroso 09-02-2021 09:50:35

O tema é muito importante e o resultado do estudo demonstra como precisamos avançar. Sugestões: Creio que a introdução possa ser ampliada, uma vez que existem muitos autores que poderiam contribuir para uma contextualização mais ampliada do tema. Nos resultados, seria interessante ampliar um pouco mais o abordado nos estudos, demonstrando mais elementos das análises. Senti falta de um maior foco na contribuição do estudo realizado por vocês. O que esperam, a partir dele? Pergunta:Foi identificado o componente do controle social no setor privado? Algum estudo abordou como o controle social se dá para além do setor público? Existem experiências de participação social sendo fomentada na saúde suplementar.

Foto do Usuário Luís Felipe Ferro 09-02-2021 09:50:35

O material apresenta um quadro das atuais produções sobre Controle Social, destacando algumas das dificuldades para o exercício do controle social. A pergunta aqui seria: Nos materiais analisados, quais as abordagens e estratégias para especializar o exercício do controle social? A partir da vivência das(os) autor(as)es e de suas reflexões, como enfrentar tais problemáticas?

Foto do Usuário Lucicleia Barreto Queiroz 09-02-2021 09:50:35

O artigo apresenta contribuição para o tema. Poderia ter aprofundamo mais no tocante aos direitos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.