PERCEPÇÃO DE COORDENADORES SOBRE O PROCESSO DE GESTÃO EM UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE UM MUNICÍPIO DO VALE DO RIO DOS SINOS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de serviços de saúde

Acessos neste artigo: 245


Certificado de publicação:
Certificado de Amanda Pontin Sant'Ana

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Amanda Pontin Sant'ana , Maristela Cassia De Oliveira Peixoto

ABSTRACT
Objetivo: Desvelar a percepção dos coordenadores acerca do processo de gestão das Unidades de Saúde da Família (USF) de um município do Vale do Rio dos Sinos, bem como identificar potencialidades e desafios na atuação como coordenadores das USF na práxis. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizada no segundo semestres de 2017. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, e interpretados segundo análise temática. Os sujeitos do estudo foram coordenadores das USFs, num total de sete participantes. Resultados: Emergiram duas categorias: Percepção dos coordenadores frente ao processo de gestão; Desafios e potencialidades do processo de gestão. Apresentando também três subcategorias, tais quais: O papel de coordenador; Competências para a coordenação em saúde da família; Entraves e nós críticos encontrados no processo de gestão. Considerações Finais: A análise sobre o tema nos permitiu refletir sobre as principais competências que os coordenadores acreditam que sejam necessárias para execução de seu cargo. Além do mais, observou-se dificuldades e nós críticos existentes neste processo de gestão que corrobora para discussão da formação e qualificação deste profissional no município estudado.
Descritores: Atenção Primária à Saúde; Estratégia de Saúde da Família; Gestão em saúde; Administração de Serviços de Saúde.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Thaíse Mara Dos Santos Ricardo 09-02-2021 09:50:35

Trabalho com temática bastante relevante! Parabenizo as autoras. No entanto fiquei com uma dúvida: por que a produção foi submetida como resumo expandido e não como artigo? Uma vez que ultrapassou o número de páginas sugerido pela coordenação do evento para ser submetido como resumo expandido.

Foto do Usuário Lara Mabelle Milfont Boeckmann 09-02-2021 09:50:35

A pesquisa qualitaiva neste trabalho permitiu captar a percepção dos gestores no programa de saúde da família acerca das competências que eles acreditam que sejam necessárias para nortear o seu trabalho.e seus resultados suscitaram reflexões que podem contribuir para compreender as potencialidades, os desafios e as dificudades que os gestores enfrentam e a partir desses achados, ser possível nortear ações que promovam a melhoria da gestão no programa de saúde da família. Considero o trabalho aprovado

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.