Sistematização da Assistência de Enfermagem à Pessoa com Abdome Agudo Obstrutivo

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Acessos neste artigo: 421


Certificado de publicação:
Certificado de Camilla Cerqueira Santana

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Lidiane Vitória Souza , Luana Rocha Leal , Camilla Cerqueira Santana , Sara Carvalho De Almeida Pereira , Marcia Gomes Silva

ABSTRACT
RESUMO
Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa do tipo estudo de caso, cujo objetivo é a compreensão da aplicabilidade da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) ao paciente com Abdome Agudo Obstrutivo (AAO), à luz da teoria de Callista Roy. A pesquisa foi desenvolvida em um hospital geral de alta complexidade, na cidade de Feira de Santana (BA), entre 12 de fevereiro e 23 de março de 2020, a partir de vivências de acadêmicos do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), no componente curricular obrigatório Enfermagem na Saúde do Adulto e do Idoso II, durante a prática hospitalar no campo da Sala Amarela Cirúrgica (SAC). O trabalho, abordou a fisiopatologia, manifestações clínicas, uso de medicações, sinais vitais e exame físico. A partir deste, foi possível realizar um plano de cuidado focado na recuperação do paciente, almejando que o profissional de enfermagem atue com um olhar holístico, e preste uma assistência especializada, segura e de qualidade.
PALAVRAS-CHAVE: Abdome Agudo Obstrutivo, Estudo de Caso, Sistematização da Assistência de Enfermagem.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

apresenta um quadro muito bem descrito do paciente e mostra a importancia da sistematização dos atendimentos

Foto do Usuário Roselane Cristina Passos 09-02-2021 09:50:35

Muito bom o trabalho. Trouxe a SAE como processo de trabalho da enfermagem.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.