Os efeitos diversos da educação popular

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 332


Certificado de publicação:
Certificado de Penha Faria da Cunha

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Penha Faria Da Cunha , Rômulo Debossan Correa

ABSTRACT
Nossa experiência se iniciou em janeiro de 2018 quando o Município de Nova Friburgo recebeu o programa de Qualificação de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Vigilância em Saúde em Educação Popular em Saúde – EdPopSUS por meio de uma parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) que tem por objetivo fortalecer o espaço de diálogo entre a comunidade, a escola e os serviços de saúde, tendo o agente comunitário de saúde (ACS), o agente de vigilância em saúde (AVS) e o agente de controle de endemias (ACE) como principais sujeitos desse processo educativo. Essas categorias apesar de realizarem algumas funções específicas dentro de seus processos de trabalho também possuem funções semelhantes dentro de seus territórios e segundo o conceito freiriano (Freire, 1997) são considerados como “trabalhadores sociais”, no entanto, em nosso município a maioria desses trabalhadores não se conhecia, não dialogava e não era incomum que existisse até uma certa “rivalidade” entre eles. 
O EdPopSus trouxe a motivação que faltava a esses profissionais e criou conectividade entre esses trabalhadores, tanto que antes mesmo do término do curso EdPopSus os agentes de saúde (ACS e ACE), resolveram criar a AASNF- Associação dos Agentes de Saúde de Nova Friburgo, dessa forma as duas categorias foram unificadas dentro da associação, pois sentiram a necessidade de ter uma representatividade profissional mais forte e eficiente.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Bianca Joana Mattia 09-02-2021 09:50:35

O artigo não apresenta claramente o objetivo proposto. O artigo não apresente o resumo. O artigo não apresenta claramente a sessão de metodologia e/ou relato de experiência. Sugestão: acrescentar o resumo, o objetivo e a metodologia/relato de experiência.

Foto do Usuário Roberta Mielczarski Martins 09-02-2021 09:50:35

O tema pode ser revisado para uma publicação em formato de artigo. Delimitar o objetivo proposto para apresentar o tema, trazendo um relato de caso seria bem interessante. Apresentar os resultados de forma mais estruturada poderia dar uma melhor visão do que foi alcançado.

Foto do Usuário Gustavo Piazzi Alves 09-02-2021 09:50:35

Elaborar melhor qual o objetivo do trabalho para que se torne claro ao responder os resultados. Além disso, descrever a metodologia, contextualizando o que foi desenvolvido para que o trabalho pudesse ser escrito. Também sugiro a construção de um resumo. A temática é bastante relevante e atual, tendo potencial para publicação

Foto do Usuário Carlos Alberto Pegolo Da Gama 09-02-2021 09:50:35

O artigo precisa definir melhor o objetivo, a metodologia e aprofundar a discussão

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.