Esgotamento profissional dos enfermeiros causada pela Síndrome de burnout: uma revisão de literatura.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Acessos neste artigo: 247


Certificado de publicação:
Certificado de Vanessa Alvarenga Pegoraro

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Bianca Machado Ferreira , Bruna Maria Pereira Santos , Ludmila Pereira Dias , Leticia Da Silva Ferreira De Oliveira , Julliane Messias Cordeiro Sampaio , Vanessa Alvarenga Pegoraro

ABSTRACT
Há quase cinco décadas, a Síndrome do Esgotamento Profissional (SEP), ou, como é mais conhecida, a Síndrome de Burnout, vem sendo investigada, para dar explicação ao processo de deterioração nos cuidados e atenção profissional dos trabalhadores de organizações. O presente estudo tem como objetivo descrever a ocorrência da Síndrome de Burnout em profissionais de enfermagem e seu impacto pessoal e no atendimento a seus clientes. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, integrativa e de abordagem qualitativa, foi realizado busca de publicações nas bases de dados da BVS dentro dela, publicações na Pubmed, BDENF e Lilacs, para selecionar os artigos. Conclui-se que as altas cargas horárias trabalhadas, pouco tempo para lazer e baixas condições de trabalho são fatores que influenciam no aparecimento da Síndrome e a baixa adesão aos tratamentos de saúde, acarretando na queda da qualidade do
atendimento ao paciente/usuário, e aparecimento de depressão onde aumentam o risco de suicídio.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Vivianne Melo Aragão 09-02-2021 09:50:35

Parabéns, temática interessante, relevante, texto coerente com a proposta apresentada. Sugiro, apenas, utilizar o check list Prisma para a realização de revisões e citá-lo na metodologia.

Foto do Usuário Liliane Moretti Carneiro 09-02-2021 09:50:35

O tema em questão é de extrema importância. Texto bem redigido e coerente.

Foto do Usuário Adriana Rabelo Silva 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem elaborado, com temática atual que precisa de mais pesquisas. A revisão de literatura mereceu destaque. Parabéns!!!

Foto do Usuário Margysa Thaymmara Bezerra Rosas 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bastante atual e de excelente relevÂncia.

Foto do Usuário Juliana Medina Do Amaral 09-02-2021 09:50:35

O artigo evidenciou o impacto da síndrome de burnout na vida pessoal e profissional do indivíduo. Sugiro abordar soluções para amenizar os profissionais que se encontrem em sofrimento.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.