Competências em promoção da saúde no Programa Saúde na Escola: subsídios para a prática

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 277


Certificado de publicação:
Certificado de Vanessa Augusta Souza Braga

Certificado de participação:
Certificado de Vanessa Augusta Souza Braga

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Vanessa Augusta Souza Braga , Miriam Aparecida Barbosa Merighi , Michele Nakahara Melo , Maria Cristina Pinto De Jesus , Anna Maria Chiesa , Sayuri Tanaka Maeda

ABSTRACT
A promoção da saúde distingue-se pelas políticas e práticas marcadas pela intersetorialidade. Entre essas políticas no Brasil, o Programa Saúde na Escola surge como uma proposta de articulação entre os setores saúde e educação. Objetiva-se apresentar um ensaio teórico sobre as competências profissionais em promoção da saúde afetas aos domínios parceria e comunicação no âmbito do Programa Saúde na Escola. Tomaram-se como referência os documentos Developing Competencies and Professional Standards for Health Promotion Capacity Building in Europe (CompHP), do Programa Saúde na Escola ancorado no Decreto no 6.286, de 5 de dezembro de 2007, e o “Passo a passo ao Programa Saúde na Escola: tecendo caminhos da intersetorialidade”. Os domínios parceria e comunicação foram identificados como aproximações factíveis às expectativas contidas nas normativas do decreto. Discutiram-se essas competências inscritas no Health Promotion Capacity Building in Europe com as experiências brasileiras na saúde escolar. Os estudos reafirmam o campo de saúde escolar como inegável oportunidade de construção de pensar e fazer a saúde na formação básica por meio de trabalhos colaborativos. Para o aprimoramento futuro, aponta-se a necessidade de articular as atividades de saúde ao currículo do ensino básico, assim como efetivar o investimento no processo de capacitação dos profissionais de saúde

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Thiago Eduardo De França 09-02-2021 09:50:35

O trabalho traz uma reflexão importante sobre a promoção da saúde na escola. É urgente que professores do ensino básico tenham formação para educar para saúde, deixando de lado o senso comum.

Foto do Usuário Josemara Pinto De Sousa 09-02-2021 09:50:35

Acredito que seria importante verificar citações no decorrer do texto, pois ao lê identifiquei que consta divergência em um dos anos de publicação citado no resumo e referenciado no final. Também dê uma analisada nos resultados, não ficou bem explicado para tal compreensão! Pergunta: o que levou a fazer essa escolha do tema ?

Excelente trabalho, que contribui para a construção do paradigma ainda emergente da saúde na escola.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.