TRANSTORNOS ALIMENTARES NA JUVENTUDE: USO DA TECNOLOGIA DIGITAL WEB RÁDIO PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação

Acessos neste artigo: 263


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ítala Alencar Braga , Karlla Da Conceição Bezerra Brito Veras , Raimundo Augusto Martins Torres , Edine Dias Pimentel Gomes , Laidy Daiane Paiva De Abreu

ABSTRACT
o estudo objetivou apresentar os saberes e as dúvidas dos jovens escolares sobre transtornos alimentares como resultado da interação no “Programa em Sintonia com a Saúde”, mediado pela WebRádio AJIR. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa realizada no ciberespaço da Web Rádio AJIR contemplando o conteúdo de comunicação do Programa Em Sintonia Com a Saúde (S@S), em conexão com escolas públicas do Ceará, que discutiu com 130 jovens escolares do nono ano do ensino fundamental e do primeiro ano do ensino médioa temática transtornos alimentares. A coleta de dados foi realizada através das perguntas-discursos emitidas pelos jovens durante o programa nos grupos de whatsApp e facilitadas pelos platôs dos territórios. Para a análise dos dados utilizou- se a análise de conteúdo temática, onde emergiram as seguintes categorias: Saberes dos Jovens Escolares sobre as Causas dos Transtornos Alimentares e Dúvidas das juventudes sobre os Transtornos Alimentares. A metodologia utilizada durante a transmissão do programa permitiu os jovens expressarem os principais anseios com relação a temática exposta, o que conduz a identificação das demandas de saúde desse público. A interação durante o programa evidenciou o interesse pela temática, gerando aproximação das juventudes com o tema e promovendo o cuidado de si.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Maria Clara Biccas Braga 09-02-2021 09:50:35

Tema muito relevante no contexto atual, foi apresentado de forma clara e objetiva.

Foto do Usuário Naiara Pereira Dos Reis Viana 09-02-2021 09:50:35

O trabalho possui uma grande excelência e uma bela iniciativa de comunicação e orientação. Parabéns. Pergunta: Quais seriam as principais demandas de saúde observadas nas falas dos jovens por meio das perguntas-discursos? Sugestão: elencar melhor os elementos do resumo simples. Obrigada.

Foto do Usuário Tyson Andrade Miranda 09-02-2021 09:50:35

Muito interessante a abordagem. Principalmente por que parte do conhecimento que o publico tem a respeito do tema (TA), possibilitando assim uma comunicação mais efetiva, na resposta às perguntas- discurso.

Foto do Usuário Marlon Estevan Marcelino Tinoco 09-02-2021 09:50:35

Ótimo trabalho, tema bastante importante e a metodologia foi excelente, o levantamento do conhecimento e das principais duvidas apresentadas pelos jovens fornece uma estrutura eficiente para aplicar uma intervenção nesse publico além permitir que ele expresse seu interesse.

O artigo apresenta um tem original envolvendo a era digital contemporânea, as bibliografias escolhidas subsidiam um debate importante sobre o tema de transtornos alimentares e sua relação com Tecnologias da Informação e Comunicação. A metodologia é bem estruturada com os objetivos, faz uso da técnica de análise de conteúdos, para trabalhar sobre os discursos fornecidos pelos jovens no ambiente das TICs. Apesar de os resultados apontarem um leve afastamento do objetivo geral, trouxe reflexões relevantes e pertinentes para o tema em discussão.

Foto do Usuário Thayanne Branches Pereira 09-02-2021 09:50:35

Os autores consideram que os objetivos foram alcançados? Qual a importância da temática para a comunidade científica e sociedade me geral?

Foto do Usuário Afonso Iago Lima Teixeira 09-02-2021 09:50:35

Tema bastante relevante e bem apresentado. Sugiro apenas pensar essas questões também no ambiente universitário e ampliar os resultados, mostrando mais das falas dos jovens.

Foto do Usuário Adria Jane Albarado 09-02-2021 09:50:35

O resumo deve ser melhor estruturado e as conclusões devem dialogar mais com os objetivos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.