artigos
Convibra Conference - Terapia Comunitária Integrativa e a abordagem junto a pessoas em situação de rua: um relato de experiência
Terapia Comunitária Integrativa e a abordagem junto a pessoas em situação de rua: um relato de experiência

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Políticas Públicas de Saúde

Acessos neste artigo: 32


Certificado de participação:
Certificado de RENATA JACOBOVSKI

Certificado de publicação:
Certificado de RENATA JACOBOVSKI

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Renata Jacobovski , Luís Felipe Ferro

ABSTRACT
Introdução: as Práticas Integrativas e Complementares do SUS, atualmente previstas pela política pública nacional de Saúde, são métodos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. A Terapia Comunitária Integrativa , uma destas práticas, promove encontros interpessoais heterogêneos para o compartilhamento de experiências, contribuindo para a formação de uma consciência social. Objetivo: relatar a experiência vivenciada por meio da realização de rodas de TCI junto à população de rua. Métodos: o presente trabalho se constitui por meio do relato de experiência na condução de 22 rodas de TCI com pessoas em situação de rua no município de Curitiba - PR. Resultados: com base nas atividades, os problemas que mais afligem os participantes são: a angústia por morar na rua; o desemprego; a falta de um lar; o uso de drogas, o vício e a abstinência; e os  conflitos familiares. Dentre as soluções de enfrentamento em relação aos problemas abordados, as mais apresentadas foram: a reconciliação e o apoio familiar e de amigos; o apoio espiritual; o trabalho informal; o estudo e a profissionalização; o cuidado da saúde mental; e a força e a vontade pessoal para vencer as dificuldades. Conclusão: as rodas de TCI demonstraram grande potência para a constituição de um espaço coletivo de compartilhamento de experiências e formação de vínculos sociais, assim como para motivar os participantes a desenvolver as estratégias elaboradas coletivamente.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Aylma Lima Carneiro 09-02-2021 12:50:35

Escrita bem estruturada e em consonância com o tema e o objetivo proposto. Produção excelente. Deixo como sugestão atualizar os dados epidemiológicos. Pergunta: a criação/implantação das rodas foi encorajada por quais variáveis?

Foto do Usuário Luana Gomes Oliveira 09-02-2021 12:50:35

Temática pertinente e atual . O trabalho está bem elaborado. Com relação a prática de Terapia Comunitária Integrativa teve continuidade após a elaboração do presente trabalho?

Foto do Usuário Aniele Almeida Silva Berenguer 09-02-2021 12:50:35

Artigo muito bem estruturado e de leitura fluida. Como sugestão, indico acrescentar a autodeclaração racial dos participantes. Como pergunta: quais os principais desafios no manejo das rodas de TCI?

Foto do Usuário Izaildo Tavares Luna 09-02-2021 12:50:35

Parabéns aos autores pela proposta. No entanto, deixarei alguns apontamentos para que sejam refletidos posteriormente: todo relato de experiência precisa apresentar considerações (a partir da vivência sobre a qual se relata e reflete) que sejam significativas para a área de estudos em questão. É importante que o relato não fique apenas no nível de descrever uma situação e/ou estratégia desenvolvida. É preciso ir além e estabelecer ponderações e reflexões, embasadas na experiência relatada e no seu respectivo aporte teórico. Isto favorece que a experiência relatada possa contribuir para outros profissionais, estudantes e pesquisadores da área a realizarem estudos e vivências que potencializem as ações desenvolvidas.

Foto do Usuário Mislândia Marques Mota 09-02-2021 12:50:35

A temática é de grande relevância social e que mostra a imensa contribuição da TCI nesses espaços. Ademais, o artigo alcançou os objetivos propostos de forma lógica e compreensível.