artigos
Convibra Conference - Protótipo de aplicativo móvel para categorização do Núcleo de Apoio à Saúde da Família
Protótipo de aplicativo móvel para categorização do Núcleo de Apoio à Saúde da Família

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação

Acessos neste artigo: 25


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Matheus Halex Ferreira De Matos , Antonio Eduardo Osório Cavalcante , Filipe Melo Da Silva , Silas Alves Da Silva , Anando Rodrigues De Carvalho , Fábio Palha Dias Parente , Dênio Rafael Matos Soares , Wendell Soares Carneiro , Jailson Alberto Rodrigues , Emanuel Thomaz De Aquino Oliveira

ABSTRACT
Objetivo: Apresentar o desenvolvimento de um protótipo de aplicativo móvel para caracterizar o perfil de atuação do NASF mediante suas ações realizadas no âmbito do PMAQ-AB. Metodologia: Trata-se de um estudo experimental dedicado ao desenvolvimento de um aplicativo com codinome C-NASF, para ser executado no sistema operacional Android, com função de caracterizar a atuação das EqNASF nos municípios brasileiros. Resultados: O C-NASF inova ao substituir os questionários em formulários de preenchimento manuais, proporcionando um preenchimento dinâmico e informatizado, além de cálculos automáticos, sendo eficaz em funções que auxiliam os profissionais de saúde a serem mais efetivos e eficientes com o fornecimento de informações teórico-práticas relacionadas ao NASF. Conclusão: A pesquisa trará possíveis avanços à área da saúde no âmbito tecnológico-virtual, seja em material teórico, seja a implantação de uma nova ferramenta com o objetivo de realizar novas funções à área da avaliação de serviços em saúde pública da atenção básica. O C-NASF norteará gestores, equipes e órgãos a identificarem a situação dos serviços prestados pelo NASF às populações municipais.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Quitéria Larissa Teodoro Farias 09-02-2021 12:50:35

O resumo apresenta a inovação de um protótipo de aplicativo móvel para auxilio do trabalho no NASF. Bem delimitado, com referencias atualizadas, metodologia bem desenhada e apresenta resultados claros do sistema, inclusive a interface que parece ser de fácil manuseio e um grande avanço para o serviço de saúde. Sugiro aprofundar o estudo para outros eventos ou plataformas científicas avaliação sua aplicabilidade.

Foto do Usuário Vanessa Moreira Chaves 09-02-2021 12:50:35

Falar de tecnologia na área da saúde é um tema inovador, pois o acesso as informações, seja para avaliar, agilizar ou melhorar a qualidade do serviço, é um suporte essencial.

Foto do Usuário Soraia Buchhorn 09-02-2021 12:50:35

Tema relevante e útil.Sugiro separar resultados da discussão para publicação em periódico científico.

Foto do Usuário Thayanne Branches Pereira 09-02-2021 12:50:35

Os autores consideram que os objetivos foram alcançados? Qual a importância da temática para a comunidade científica e sociedade me geral?

O artigo apresenta uma proposta para o avanços à área da saúde no âmbito tecnológico-virtual. Boa redação e bem fundamentado!

Foto do Usuário Sandra Ferreira Tavares 09-02-2021 12:50:35

A formatação do trabalho está fora das normas da ABNT, principalmente no espaçamento entre as linhas do parágrafo que deveria ser de 1,5 e entre os parágrafos 6 pontos.

Foto do Usuário Patrick Ramon Stafin Coquerel 09-02-2021 12:50:35

Prezados autores, Pergunta: Quanto ao método, ele é mesmo experimental? Comentário: A proposta de app que auxilie na avaliação dos serviços de saúde junto ao NASF é muitíssimo importante, mas penso que os usuários do sistema poderiam participar da avaliação também, não apenas os profissionais de saúde. Parabéns a equipe pelo trabalho desenvolvido.