Educação permanente dos profissionais de uma Unidade Básica de Saúde na abordagem à profilaxia da raiva humana: relato de experiência acadêmica

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 267


Certificado de publicação:
Certificado de Izabella Luciana Castelão

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Izabella Luciana Castelão , Isabela Galvão Fernandes Alves , Caroline Souza Amaral , Isabella Cristina Santiago Dos Santos , Shirley Pereira De Almeida , Verônica Pedersane Nunes De Castro

ABSTRACT
Resumo: Raiva, doença transmitida ao homem pela inoculação do vírus rábico, apresenta importância epidemiológica por não ter cura e ser de alta letalidade (99,9%). Esse estudo objetiva relatar experiência acadêmica, durante prática clínica em saúde coletiva, no processo de educação permanente de profissionais de enfermagem quanto à profilaxia da raiva, principalmente referente ao acompanhamento das vítimas de agressão animal. A capacitação quanto à abordagem à vítima de agressão animal, os registros corretos das informações na ficha SINAN, a definição do esquema profilático e a continuidade do tratamento são atualizações fundamentais para o controle dos casos de raiva. A educação permanente em saúde nas UBS é ferramenta chave para às boas práticas de enfermagem no que tange a profilaxia e controle da raiva humana. Esta experiência possibilitou o compartilhamento de saberes entre profissionais e acadêmicos, a discussão e elaboração de projeto de intervenção, a qualificação dos profissionais da UBS.
Descritores: “Enfermagem”, “Raiva”, “Profilaxia”, “Capacitação”, “Educação Permanente”

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Lyana Duarte Borba Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Tema muito relevante, ainda mais quando se trata de ações educativas voltadas à formação inicial. Parabéns!

Foto do Usuário Paulo Eduardo De Miranda Alvim 09-02-2021 09:50:35

Tema realmente relevante devido a gravidade dos casos. Excelente abordagem didática. Sugiro expandir para outros centros de atenção básica. Houve algum tipo de treinamento prático?

Foto do Usuário Miguel De Araújo Vilela 09-02-2021 09:50:35

Muito relevante o tema apresentado, muito comum casos de mordidas de animais em UBS, muito bom vê a notificação desses casos de forma correta.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.