Segurança no trabalho: Educação, formação e treinamento para profissionais da saúde em tempo de Pandemia do Covid – 19 no Brasil.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 330


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Angela Valéria De Amorim , Patricia Carly De Farias Campos

ABSTRACT
Objetivo deste estudo foi realizar uma análise do quadro dos profissionais da saúde que se contaminaram e continuam morrendo no Brasil e no mundo. A análise deste estudo,  trouxe a importância da necessidade da realização de capacitação, formação profissional e a educação continuada. A educação continuada é fundamental para que o profissional se previna contra os riscos no ambiente de trabalho. Nesta pesquisa foi percebido que por falta desses três elementos acima citados no início da Pandemia do Covid – 19 muitos profissionais em saúde foram contaminados e tiveram grandes consequências que os levaram a óbito. Metodologia: os levantamentos que foram realizados em artigos, livros e nos sites oficiais como o ministério da saúde e no da Organização de saúde para obtermos informações sobre o novo Coronavírus, a educação continuada, dados estatísticos sobre o avanço da doença em outros países e nos estados do Brasil. Conclusões e Considerações: No Brasil, especialmente, destacamos os estados que vem atingindo diferentes resultados do adoecimento e falecimento dos trabalhadores, por consequência da falta de qualificação, treinamentos e dos EPI,s. Dentre os trabalhadores destacamos os médicos, enfermeiros, técnicos/ auxiliares em enfermagem, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, bioquímicos, entre outros profissionais da saúde.  Além desses profissionais, estão aqueles que dão suporte a assistência como os porteiros, os recepcionistas, os higienistas, auxiliares da lavanderia, dentre outros que são fundamentas para o serviço em saúde. Conclusão: O Brasil e no mundo enfrenta um problema de saúde pública referente ao vírus da pandemia do Covid - 19. Tem sido um desafio desenvolver medidas de segurança de forma que alcance a população em geral. Os profissionais de saúde têm atingidos um número relevante de contaminação e óbitos na linha de frente ao combate do Coronavírus. O Adoecimento e o falecimento de muitos profissionais foram necessários refletir e criar medidas para que esses trabalhadores pudessem trabalhar de forma segura. Capacitação, treinamento e formação foram realizados nos ambientes de trabalhos em alguns estabelecimentos de saúde. A realidade da população e a demanda de pacientes nos hospitais sobrecarregaram os estabelecimentos em saúde e assim, o que já era precário ficou pior com o afastamento e o falecimento dos profissionais de saúde. Contratações, formações e capacitações de profissionais foram disponibilizadas, porém no início da pandemia no Brasil e em outros países foram devastadoras e faltou EPI,s, falta de UTI,s, Respiradores e profissionais qualificados para assistir de forma adequados a população e proteção dos trabalhadores expostos ao Covid - 19. 
Palavras Chaves: Educação continuada; formação; treinamento; enfermagem; Covid – 19.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Daniela Oliveira Borges 09-02-2021 09:50:35

Um trabalho que fala da realidade de uma categoria tão importante como a enfermagem. Infelizmente ainda sofre com precarização e desvalorização. A educação continuada foi muito bem abordada.

Foto do Usuário Andreza Gonçalves Vieira Amaro 09-02-2021 09:50:35

Muito interessante, principalmente no período vivenciado pela sociedade, onde a educação se faz a distância e os estágios estão sendo visto como ''desnecessários'' pelo poder público.

Foto do Usuário Mônica Nascimento Cruz 09-02-2021 09:50:35

Uma ótima apresentação que exemplifica a importância da realização de Educação Continuada, para prevenção de óbitos e redução de exposição para os profissionais diante do Covid-19. A relevância do assunto é notória, visto que mesmo profissionais com anos de carreira, necessitam de atualizações constantes sobre as práticas de biossegurança no ambiente de trabalho.

Foto do Usuário Dara Emanuela Lacerda Lopes 09-02-2021 09:50:35

Gostei muito! Temática super atual e que deve ser discutida e trazida a tona assim! Muito bom e muito bem escrito!

Foto do Usuário Gildete Sodré De Britto 09-02-2021 09:50:35

Considero o tema relevante mas faltou aprofundar nas questões de segurança dos trabalhadores da área de saúde principalmente em uma capacitação com essa temática deve-se atentar para as questões psicológicas quando se trata de prevenir acidentes deve-se abordar a segurança como um todo e não só os Equipamento de proteção individual mas o que pode ser feito para minimizar os danos psicológicos. realizar uma análise do quadro dos profissionais da saúde.

Foto do Usuário Analu Sousa De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

Produção relevante, e que aborda um tema bastante atual.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.