Construção e avaliação do cenário de simulação robótica sobre a avaliação clínica da oxigenação e circulação do bebê pré-termo

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 260


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Danielle Monteiro Vilela , Luciana Mara Monti Fonseca

ABSTRACT
Objetivo: construir e avaliar um cenário de simulação robótica sobre a apneia do bebê pré-termo junto a especialistas. Metodologia: estudo metodológico sobre o desenvolvimento de um cenário de simulação de média-fidelidade, utilizando-se o método proposto por Jeffries (2007). Resultados e discussão: O cenário foi construído tendo como contexto clínico um bebê pré-termo que entra em episódio de apneia, os especialistas assistiram a simulação e realizaram as anotações pertinentes ao cenário, por meio de um checklist desenvolvido para o estudo. Todas as sugestões como a colocação de um relógio de parede em local visível; disponibilização do prontuário completo do bebê; identificação do bebê na incubadora e solicitação para que o estudante narrasse verbalmente todas as suas ações na cena, foram acatadas e inclusas no cenário simulado. Conclusões: O desenvolvimento do cenário foi construído para que os estudantes vivenciassem uma situação controlada envolvendo a prematuridade, preparando-os para o contexto clínico real.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário David Nogueira Silva Marzzoni 09-02-2021 09:50:35

O tema é muito relevante, segue uma proposta desafiadora, mas faltou o trabalho explicar melhor o percurso metodológico, não ficou claro a metodologia utilizada. Mas no geral o trabalho é bom. Parabéns aos envolvidos.

Foto do Usuário Ana Maria Pedroso De Campos Neta 09-02-2021 09:50:35

O tema escolhido é atual e de relevância para o ensino em saúde. De acordo com o nº de páginas deveria ser considerado um artigo. A introdução poderia ser mais bem explorada e com referências mais atuais. A metodologia não está bem definida. Mas de modo geral é um estudo bom.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.