VACINAÇÃO CONTRA HPV: O CONTEÚDO DE DOMÍNIO DAS ADOLESCENTES

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde

Acessos neste artigo: 236


Certificado de publicação:
Certificado de Silvia Maira Pereira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Silvia Maira Pereira , Letícia Aparecida Manfredini De Paula , Estella Siqueira Da Silva Machado De Almeida Batista , Carmen Sílvia Campos Almeida Vieira , Teresa Celia De Mattos Moraes Dos Santos

ABSTRACT
Introdução: A imunização protege os indivíduos de diversas doenças relacionadas a microrganismos específicos, dentre eles o Papilomavírus humano. Objetivo: Identificar o conteúdo de domínio das adolescentes sobre a vacinação contra o Papilomavírus humano. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, que utilizou a técnica do grupo focal, fundamentada em sessões grupais que estimulou as discussões, para identificar as características psicológicas, sociais e culturais dos sujeitos estudados. Desenvolvida em uma Escola de Ensino Fundamental de um Município do Vale do Paraíba Paulista, com 8 alunas na faixa etária entre 11 e 13 anos. Os dados foram analisados e agrupados em categorias, elaborados a partir das ideias centrais encontradas nas falas dos sujeitos. Resultados: A maioria das adolescentes não apresentaram conteúdo de domínio sobre o tema proposto, relataram que os pais têm dificuldade em conversar sobre sexualidade e infecções sexualmente transmissíveis. Identificou-se que as informações fornecidas pelo serviço de saúde foram fragmentadas e valorizaram apenas as reações adversas ao ato de vacinar. Observou-se entre as adolescentes o medo frente às complicações da vacina, o que muitas vezes, dificulta a continuidade do esquema vacinal, o que ocorre muitas vezes de uma forma impositiva. Entretanto, apesar da dificuldade de entendimento sobre o Papilomavírus humano, todas as adolescentes estavam com o esquema vacinal atualizado. Considerações finais: Recomenda-se rediscutir sobre a temática, a prática atual da Estratégia Saúde da Família, no que se refere às ações de educação em saúde e o incentivo à participação da família e da escola na construção da educação sexual. 

Palavras-chave: Papilomavírus humano; Adolescentes; Vacinas contra Papilomavírus; Equipe de enfermagem.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Maria Victoria Marques Polo 09-02-2021 09:50:35

Trabalho extremamente relevante, com uma descrição clara, objetiva e com uma gama de referências boas a e atuais. Metodologia e resultados, muito bem elaborados, mostrando domínio da escrita científica. Parabéns pelo trabalho!!

Foto do Usuário Audelaine Miranda Da Cruz 09-02-2021 09:50:35

O artigo trata de um tema importante, identificar o domínio que os adolescentes tem sobre a vacinação do HPV, esse assunto é de extrema relevância para estimular o auto cuidado, e no contexto prevenir doenças serias causadas pelo Papiloma Vírus. Todas as etapas do artigo com excelente descrição. Ao final do estudo, foi firmado um compromisso de regressar a escola e trabalhar temas de saúde, gostaria de saber qual foi a receptividade dos alunos com as conclusões da pesquisa que eles participaram, se houve esse momento?

Foto do Usuário Gracilene Dos Santos Vicente 09-02-2021 09:50:35

O tema é bem pertinente e bem abordado e relevante nos tempos de hoje.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.