EXTENSÃO COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO EM INTERVENÇÃO BREVE PARA O USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS EM JOVENS E ADULTOS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 247


Certificado de publicação:
Certificado de Luana Araújo Floriano
Certificado de Joseni dos Santos Maciel

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Sandriely Tenório Feitosa De Assis , Sandy Emanoelly Dos Santos , Luana Araújo Floriano , Sara Vitória Silva Maciel , Laura Nunes Novaes , Joseni Dos Santos Maciel , Kamila Alves Pimentel , Rafa Nascimento , Renata Pereira Farias , José Mateus De Sales Silva , José Breno Carvalho Curvelo , Heloísa Karmelina Carvalho De Sousa , Igor Fernandes Silva Amaral

ABSTRACT
O presente artigo visa abordar a extensão universitária como possibilidade de formação em intervenção breve numa problemática de saúde pública – o uso e/ou abuso de álcool e outras substâncias por jovens e adultos. Como objetivos específicos, este pretende descrever aspectos do consumo de álcool e outras drogas e seu uso nocivo através do aporte teórico; apresentar as características do trabalho que será desenvolvido na extensão; as possibilidades de intervenções breves; enumerar, em linhas gerais, as principais substâncias psicoativas, sua função e seus efeitos, além de identificar fatores culturais, políticos, econômicos que contribuem para a dependência de substância psicoativa, por meio de uma revisão de literatura.
Palavras-chave: Extensão universitária, Intervenção breve, Álcool e outras drogas, Adultos jovens.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jowaner De Oliveira Araujo 09-02-2021 09:50:35

Na seção Resumo, deveria estar explícito que é uma revisão integrativa de literatura, dando oportunidade ao leitor decidir se vai ou não continuar a leitura. Um texto acadêmico tem uma estrutura, iniciando com uma visão geral, afunilando para algo mais específicos. _______________________________________________________ A metodologia necessita ser reescrita. Esta seção relata todos os passos empregados para que se chegue ao resultado. Serve para outra pessoa repetir experiência no mesmo ambiente ou em outro ambiente. Não ficou claro o método aplicado. Poderia ter utilizados um diagrama ou uma lista de procedimentos com itens. ______________________________________________________ Determinadas seções deveriam estar numa seção denominada referencial teórico com definição de conceitos e não, na apresentação de resultados, por exemplo: 3.1. IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DE PSICOLOGIA, 3.2. PROJETO DE EXTENSÃO. Referências bibliográficas em RESULTADOS E DISCUSSÕES são indícios que tais trechos deveriam estar no referencial teórico. ____________________________________________________ Os resultados, poderiam ter comparação dos diversos instrumentos de triagem com alguma a métrica contida na metodologia (locais onde são aplicados, quantidade de entrevistas, etc) ______________________________________________________ Trabalhos teóricos necessitam de profunda pesquisa bibliográfica e de difícil escrita. Sugiro que desdobre em estudo de caso que dá consistência ao trabalho. ____________________________________________________ Deveria ter sido classificado como artigo e não resumo conforme as orientações de submissão

Foto do Usuário Isabela Pimentel Ferreira 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante. Não tenho sugestões, mas a temática é válida para os dias atuais.

Foto do Usuário Maria Vitória Vasconcelos 09-02-2021 09:50:35

No Resumo, foi apresentado os objetivos do estudos. Porém, quem vai ler qualquer trabalho, ler primeiro o resumo, por isso a importância do mesmo esta contemplando a metodologia, resultados, discussões e a conclusão.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.