PAPEL DO ENFERMEIRO NA PROMOÇÃO DO CUIDADO INTEGRAL AO PACIENTE COM CÂNCER DE MAMA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde da Mulher

Acessos neste artigo: 261


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Carla Nadja Santos De Sousa , Paulo César De Almeida , Maria Lúcia Duarte Pereira , Lívia Nornyan Medeiros Silva , Anne Itamara Benigna Evangelista Aires , Wigna Cristina Loureiro

ABSTRACT
O diagnóstico e tratamento do câncer de mama tendem a gerar, além das alterações físicas, um desconforto na sexualidade da mulher, por esta razão, o objetivo desse estudo busca compreender através da literatura cientifica a influência do câncer de mama na vivência da sexualidade da mulher. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa pelo acesso online, utilizando-se as seguintes bases de dados: SCIELO (Scientific Electronic Library Online) e PUBMED (Publicações Médicas), utilizando operador boleano AND e descritores da área de Ciências da Saúde: Neoplasias Mamárias AND Mastectomia AND Saúde Sexual AND Enfermagem, obtendo-se assim os 14 estudos que foram analisados. Os resultados mostraram que as neoplasias mamárias influenciam a saúde sexual da mulher de acordo com sua idade e o conhecimento que se tem da própria sexualidade. Nesse sentido, acrescenta-se que a enfermagem exerce um papel muito importante no apoio a essas mulheres. Portanto, é necessário reconstruir essa imagem e resinificar os conceitos. 
	
Palavras-Chave: Neoplasia Mamária. Mastectomia. Saúde Sexual. Enfermagem.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Narelle De Jesus Parmanhani 09-02-2021 09:50:35

Sendo o câncer de mama uma patologia de forte impacto físico e emocional para as pacientes, torna-se de extrema importância a abordagem do papel do enfermeiro neste cuidado multidisciplinar, visto ser o profissional que acompanha com maior proximidade estas pacientes.

Foto do Usuário Sara Carvalho De Almeida Pereira 09-02-2021 09:50:35

O câncer de mama é uma patologia que incide em grande parte das mulheres de todo o mundo. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, portanto trata-se de um tema extremamente relevante para ser discutido no cenário atual de saúde. O estudo de revisão apresenta uma linguagem clara e explicativa, sendo o objetivo alcançado, haja vista que evidencia a importância da atuação do enfermeiro na assistência à mulher acometida pelo câncer de mama, ressaltando a integralidade e humanização do cuidado, o que tem impacto direto na vida dessas mulheres, resultando, assim, em um melhor prognóstico. Além disso, a revisão aborda a necessidade de uma educação permanente, apontada pelos próprios profissionais, que veem a necessidade de desenvolvimento do conhecimento específico em oncologia, no intuito de, justamente, haver um maior aperfeiçoamento da sua assistência, ofertando um cuidado de excelência.

Foto do Usuário Priscilla Perez Da Silva Pereira 09-02-2021 09:50:35

Tema importante e texto escrito de modo claro. Sugiro que ampliem as bases eletrônicas para bases internacionais - CINAHL, Pubmed, Scopus e entre outras. Trabalhem em pareamente como recomendado para artigos de revisão integrativa. Parabéns!!!

Foto do Usuário Mariana Guerra Pagio 09-02-2021 09:50:35

Considero o tema proposto de grande importância e além disso queria destacar a organização visual do trabalho.

Foto do Usuário Andrea Huhn 09-02-2021 09:50:35

Trabalho de relevância muito importante para sociedade. Sugiro retirar siglas do RESUMO. Poderia ter mais referências, ainda assim o trabalho está bem explicado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.