EDUCAÇÃO EM SAÚDE E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 228


Certificado de publicação:
Certificado de Gabriel da Silva Nogueira

Certificado de participação:
Certificado de Gabriel da Silva Nogueira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gabriel Da Silva Nogueira , Herica Silva Dutra , Maria Tereza Ramos Bahia , Amanda Maria Machado Dutra Nascimento

ABSTRACT
A educação em saúde é uma das atividades desenvolvidas pelo enfermeiro que contribui para a autonomia do usuário em relação à própria saúde e tomada de decisão informada sobre comportamentos saudáveis. O objetivo é descrever e apresentar as atividades do projeto de extensão ''Qualidade de Vida: Possibilidades e Desafios'' no primeiro semestre de 2020. As atividades de educação em saúde, inicialmente desenvolvidas em sala de espera no ambulatório do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora, foram remodeladas devido às determinações de suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia de COVID-19. Dessa forma, foram elaborados materiais para apresentação nas televisões da sala de espera e criado um perfil no Instagram para divulgar informações em saúde. As informações veiculadas visavam discutir a relação entre estilos vida das pessoas, suas práticas, hábitos saudáveis ??e seus efeitos na saúde, e fornecer ao usuário informações para prevenir doenças, síndromes conhecidas, novas doenças, formas de promoção da saúde e prevenção de agravos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Maíra Moreira Peixoto Coelho 09-02-2021 09:50:35

Trabalho com temática relevante e atual mas gostaria de saber se a divulgação dos materiais nas redes sociais teve um alcance significativo.

Foto do Usuário Monise Queiroz Brito De Souza 09-02-2021 09:50:35

Parabéns! O tema é bastante relevante pois nos mostra o quanto que podemos nos readaptar para praticar a educação em saúde.

Foto do Usuário Andreza Gonçalves Vieira Amaro 09-02-2021 09:50:35

Atualmente a educação tem sido diretamente impactada pela pandemia, e tem-se visto com isso o fortalecimento das instituições que trabalham com EAD e da desvalorização do ensino presencial.

Foto do Usuário Charlene Da Silva 09-02-2021 09:50:35

A extensão universitária vem ganhando destaque ao longo dos anos desde de seu regimento pela Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018 do Ministério da Educação. No aspecto da educação em saúde, os cursos de graduação possui um papel importante no conceito de aproximação entre mundo acadêmico e a comunidade. Por isso, o tema abordado se mostra importante. Sobre o artigo, sugiro aumentar a introdução, sugiro abordar as ações anteriores de extensão do grupo. E questiona acerca da ação de extensão, para o grupo teve o alcance esperado?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.