TELEMONITORAMENTO DE ENFERMAGEM NO MANEJO DO COVID -19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA OPERADORA DE SAÚDE NO ESTADO DO PARANÁ

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação

Acessos neste artigo: 253


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Giselle Ribas Lima

ABSTRACT
O presente artigo relata a experiência da implantação da prática telemonitoramento de enfermagem, utilizando-se canais de comunicação como:  a utilização de “aplicativo próprio”, “Chatboxt”, chamadas por telefone e “WhatsApp”, junto aos beneficiários de um plano de saúde suplementar da cidade de Curitiba - PR. A implantação, recebeu o nome de “Telemonitoramento Covid-19” e se deu para permitir que a equipe da Gestão de Saúde orientasse e acompanhasse os seus beneficários, desde dúvidas simples de prevenção, até casos suspeitos, confirmados, sintomáticos ou assintomáticos. Tal prática fortaleceu o vínculo com os beneficiários e favoreceu o compartilhamento do conhecimento em saúde como estratégia de enfrentamento à COVID-19. 

Palavras-chave: Telemonitoramento, Telessaúde, Telenfermagem, Infecções por Coronavirus, Enfermagem.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Quitéria Larissa Teodoro Farias 09-02-2021 09:50:35

O trabalho apresenta uma estratégia potente no enfrentamento da COVID-19 por parte do serviço de saúde, por meio do telemonitoramento de uma ''operadora de saúde'', demonstra o quanto o serviço vem se inovando para contemplar os novos desafios da saúde pública, incluindo a pandemia. Mas, a leitura parece um pouco confusa, não conseguimos identificar claramente o objetivo proposto e nem os passos metodológicos para a construção do estudo. De todo modo, a discussão exemplifica como foi implementado e os resultados alcançados até o momento.

Foto do Usuário Wellington Sousa Aguiar 09-02-2021 09:50:35

Iniciativa inovadora e adequada para o momento através do uso das tecbologias disponíveis. A metodologia deixou a desejar para a escrita científica acadêmica. Parabéns pela iniciativa.

Parabéns pela iniciativa do tema, extremamente relevante a forma que foi apresentado.

Foto do Usuário Patrick Ramon Stafin Coquerel 09-02-2021 09:50:35

Parabéns a equipe pelo trabalho realizado. Penso que na estrutura de tópicos do artigo, o item discussão não deveria ser substituído por metodologia? Afinal os parágrafos que se seguem estão condizentes com a metodologia ou procedimentos. Percebo a necessidade de uma subdivisão mais apropriada para os tópicos, considerando o formato de artigo (Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão e Conclusão). Ademais, mais uma vez, parabéns ao trabalho desenvolvido junto a Saúde Complementar, sobretudo por sua relevância social em tempos de COVID-19.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.