EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO EM SAÚDE POR MEIO DAS MÍDIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Acessos neste artigo: 253


Certificado de publicação:
Certificado de Pedro Paulo Bergamini Braga

Certificado de participação:
Certificado de Pedro Paulo Bergamini Braga

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Pedro Paulo Bergamini Braga , Aluísia Tavares De Faria , Ana Luisa Souki Parreira , Larissa Ottoni Estevanin De Paula , Sarah De Farias Lelis , Rodolfo Lucas Silva Mourato , Hygor Kleber Cabral Silva , Alisson Oliveira Dos Santos , Gustavo Machado Rocha

ABSTRACT
As mídias digitais revelam-se de grande importância na atualidade quanto ao seu papel informacional. Todavia, é de extrema necessidade que o conhecimento ali disseminado seja alvo de um processo crítico para verificação do embasamento daquele conteúdo. Nesse cenário, o projeto de extensão CCOnversando Saúde, idealizado por acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Centro Oeste (UFSJ-CCO), objetiva o combate à desinformação generalizada no âmbito virtual ao possibilitar a exposição de conhecimento embasado cientificamente. Ademais, a ação extensionista visa atingir a comunidade com a educação em saúde e produzir frutos acadêmico-científicos, além de evidenciar o papel fundamental da Universidade em um momento tão conturbado para toda a população mundial, que é a pandemia de COVID-19. Assim, foram utilizadas ferramentas midiáticas que possibilitaram a interação entre profissionais da área da saúde, acadêmicos e comunidade alvo. O projeto contou também com apoio e parceria de outras iniciativas universitárias e locais. A partir do exposto, foi efetivada a educação em saúde. Mostra-se aqui um relato de experiência sobre a ação realizada pelo projeto de extensão CCOnversando Saúde.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Parabéns aos emvolidos no trabalho. Relevante para o atual momento.

Foto do Usuário Elma Mathias Dessunti 09-02-2021 09:50:35

Trabalho relevante para a comunidade e para os estudantes e profissionais envolvidos no projeto. Demonstra os resultados que estão sendo alcançados com as ações propostas. Acredito que desperta nos alunos a necessidade de buscar artigos científicos e adequá-los à linguagem da comunidade para que os objetivos sejam alcançados neste momento de pandemia tão séria. Não daria para colocar o que significa a sigla do projeto na primeira vez que cita CConversando Saúde?

Foto do Usuário Vanessa Caroline Fagion Pedro 09-02-2021 09:50:35

Conteúdo de bastante relevância para o cenário atual tendo em vista o bombardeio exacerbado de informações por meio das mídias digitais e, consequentemente, as ditas ''fake news''. Aprovado.

Foto do Usuário Vivian Aparecida Tomaz 09-02-2021 09:50:35

Tema muito atual e de extrema relevância, além disso foi muito bem abordado.

Foto do Usuário Maria Tereza Ramos Bahia 09-02-2021 09:50:35

Trabalho relevante para a comunidade acadêmica com benefício para a equipe profissional e população criando uma ponte permanente entre a universidade e a sociedade com objetivo de troca de conhecimentos. A utilização da estratégia de mídia social para a manutenção das atividades nesse momento de pandemia e SARS-COV2 foi excelente. Sugiro descrever por extenso a sigla do projeto CConversando Saúde num primeiro momento.

Foto do Usuário Amanda Khetleen Gusso 09-02-2021 09:50:35

Trabalho relevante tanto para a sociedade, que recebe as ações feitas pelos alunos, quanto também para os próprios estudantes, que tem a oportunidade de uma formação diferenciada pautada na troca de conhecimento entre a academia e a comunidade. Também gostaria de saber qual o significado da sigla do projeto, sugiro colocar por extenso e depois abreviar.

O artigo é atual e relevante para a informação em saúde e para defesa do conhecimento científico no contexto pandêmico da COVID-19. Todavia, necessita adequar o primeiro objetivo proposto a fim de aperfeiçoar a redação científica. Sugiro trocar o objetivo: “combater...”, por: “desenvolver ações para o combate da grande circulação de informações falsas a respeito da COVID-19”. Por fim, nos resultados, é necessário apresentar um quadro descritivo com as produções do projeto.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.