artigos
Convibra Conference - ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM FRENTE AO IDOSO COM HIV: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM FRENTE AO IDOSO COM HIV: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Acessos neste artigo: 34


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Carla Nadja Santos De Sousa , Maria Lúcia Duarte Pereira , Paulo César De Almeida , Lívia Nornyan Medeiros Silva , Anne Itamara Benigna Evangelista Aires , Francisca Neuma Almeida Nogueira , Antônia Carla Araújo Da Silva

ABSTRACT
Com a avanço dos números de idosos, há um avanço no número de casos de infecção por doenças sexualmente transmissíveis e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). As pessoas com mais de 60 não perdem o desejo sexual. Ponderar-se que a pessoa idosa não possui atividade sexual é um equívoco, ocasionando e proporcionando o não repasse e esclarecimento sobre formas de advertência a esta população. Identificar na literatura brasileira as evidências científicas sobre a assistência de enfermagem ao idoso portador do HIV Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, desenvolvido por meio das bases de dados BDENF; LILACS e SCIELO, realizado no primeiro semestre do ano 2020. Os artigos foram pesquisados a partir do operador booleano AND e de três descritores:  HIV AND idoso AND Assistência, respeitando os critérios de inclusão e exclusão pré-definidos. Os resultados permitiram a constituição de três categorias temáticas para elucidação do tema pesquisados sendo: Perfil epidemiológico, conhecimento, vulnerabilidade, percepções e acompanhamento dos idosos portadores de HIV; Contribuições da assistência de enfermagem frente a qualidade de vida dos idosos e ações educativas de promoção frente a assistência ao idoso com. Evidenciou-se ações educativas utilizadas no conhecimento de informações para a promoção, afim de inibir problemas e obstáculos relacionados ao idoso e ao HIV, cada profissional desenvolva suas atribuições e autonomia, com comprometimento e ética que irá de forma possibilitar e refletir na saúde do idoso como um todo. O estudo abordou a importância da assistência realizada pelo enfermeiro junto ao idoso portador de HIV, sabendo-se quão essencial é a assistência e cuidado, tendo ampla visão para melhores condições, cuidando de forma holístico, que transponha os limites aparentes do adoecimento o paciente idoso portador de HIV/AIDS.

Palavras chaves: Assistência Integral à Saúde do Idoso; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; Enfermagem.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

A pesquisa trás uma interessante abordagem a respeito do tema. Seria possível associar o alto número de idosos portadores do vírus HIV aos avanços dos tratamentos antirretrovirais, ou somente a atividade sexual continuada dos mesmos? No sentido de que esses indivíduos foram infectados pelo vírus já na idade mais avançada ou que foram infectados jovens e devido ao tratamento antirretroviral empregado fazem parte da soma geral de idosos HIV soropositivos.

Foto do Usuário Kelen Gomes Ribeiro 09-02-2021 12:50:35

Olá, Antônia Carla da Silva e demais autores. Vejo com satisfação o trabalho que desenvolveram, que teve como objetivo identificar na literatura brasileira as evidências científicas sobre a assistência de enfermagem ao idoso portador do HIV. Muito importante o desenvolvimento de trabalhos que tragam a saúde da população idosa como pauta, dado que, com variações nos ritmos de crescimento entre áreas mais ou menos desenvolvidas, que alternam também a expectativa de vida, a população idosa tem crescido muito e isso aponta para a necessidade de a sociedade adaptar-se a essa realidade em transformação, em vários aspectos, o que deve incluir também as doenças e a assistência. Quanto à revisão, há clareza em relação aos critérios de acesso e inclusão/exclusão das fontes, bem como apresentação da pergunta de partida e de um tratamento analítico dos achados. Como sugestão, trago a importância de deixarem explícito o intervalo temporal dos artigos pesquisados, pois não há clareza quanto a esse aspecto no resumo nem na metodologia do artigo, tópicos onde deveria estar essa informação. Gostaria de pedir, se possível, que relatassem, de forma mais direta, as ações educativas encontradas na literatura e relacionadas diretamente às evidências científicas sobre o assunto abordado. Desde já, agradeço pela exposição e possibilidade de interação. Atenciosamente, Kelen Gomes Ribeiro

Foto do Usuário Mercia Karoline Da Silva Dias 09-02-2021 12:50:35

Olá! Tema bastante relevante e atual, porém acho necessário a busca de estudos mais atuais.

Foto do Usuário Camila Lavínia Sales Costa Sena 09-02-2021 12:50:35

O objetivo do trabalho foi bem apresentado no artigo?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.