artigos
Convibra Conference - ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE À PACIENTES ONCOLÓGICOS EM CUIDADOS PALIATIVOS: REVISÃO INTEGRATIVA
ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE À PACIENTES ONCOLÓGICOS EM CUIDADOS PALIATIVOS: REVISÃO INTEGRATIVA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Acessos neste artigo: 22


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Paulo César De Almeida , Carla Nadja Santos De Sousa , Maria Lúcia Duarte Pereira , Gabriela Da Silva Vieira , Lívia Nornyan Medeiros Silva , Anne Itamara Benigna Evangelista Aires , Fabíola Chaves Fontoura

ABSTRACT
O câncer é a segunda maior razão de mortalidade por doença no Brasil e sua incidência tem crescido progressivamente. Os cuidados paliativos têm como finalidade oferecer melhor qualidade de vida aos usuários desta terapêutica, esse tipo de assistência executada pelo enfermeiro demanda atitude pessoal e vocacional, equilíbrio e maturidade para lidar com diversas dificuldades particulares a esses pacientes. Objetivou-se investigar na literatura científica atuação dos enfermeiros diante dos pacientes oncológicos em cuidados paliativos. Trata-se de uma Revisão integrativa da literatura. A partir da temática escolhida foram analisados artigos completos em português, publicados nos ano de 2015 a 2019, nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na Base de Dados em Enfermagem (BDENF), por meio de pesquisa na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Os artigos foram analisados e discutidos assim expondo as principais informações abordadas sobre a temática. Os estudos abordados sobre a atuação do enfermeiro a pacientes oncológicos e importância da assistência de enfermagem voltada para os cuidados paliativos, a fim de minimizar os sintomas e os anseios que surge durante a doença. Foram evidenciados desafios que causam limitações na assistência, como a falta de conhecimentos para lidar com os pacientes e os sentimentos negativos que os enfermeiros sentem perante o vínculo estabelecido durante a assistência. Concluiu-se que o enfermeiro tem um papel fundamental na assistência oncológica e paliativa, afins de um tratamento humanizado e holístico e que também enfrentam diversos desafios com esses pacientes perante a assistência.
	
Palavras-chaves: Cuidados paliativos. Enfermagem. Cuidados paliativos na terminalidade da vida. Oncologia.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Antonio De Sousa Oliveira 09-02-2021 12:50:35

Na sua opinião a demora para iniciar os cuidados paliativos só traz mais sofrimento para o paciente e família?Sabendo que enquanto o mesmo não for iniciado o paciente passara por todos os procedimentos como exemplo a quimioterapia sabendo que a mesma não apresentara os efeitos desejados.

Foto do Usuário Renato Barreto Almeida 09-02-2021 12:50:35

A Enfermagem tem papel fundamental nós cuidados paliativos. Normalmente é o profissional que mais tem contato com o paciente. A medida que avança a dependência, mais esse papel assume um caráter de cuidado físico, mas desde o início da atenção, o profissional enfermeiro pode ser uma importante ponte da equipe com o paciente/família. E para isso é importante uma formação sólida destes profissionais em técnicas comuns na prática do cuidado paliativo (como uma hipodermóclise), avaliação de sintomas (Escala de Dor, Edmonton) mas também na teoria e filosofia dos cuidados paliativos para que não funcione como um fator estressor a mais para quem demanda cuidado. E o trabalho apontou isso como um dos desafios do profissional frente a este paciente.

Foto do Usuário Juliana Medina Do Amaral 09-02-2021 12:50:35

Cuidar de pessoas fora de possibilidade de cura é uma tarefa que requer preparo do profissional de saúde, na sua opinião, os profissionais de saúde estão preparados em prestar os cuidados paliativos na sua totalidade aos pacientes? Será que os cursos na área da saúde estão capacitando os alunos para lidar com esse grupo de pacientes. Segue algumas reflexões, para o aprofundamento do trabalho.

Foto do Usuário Jônatas De França Barros 09-02-2021 12:50:35

Artigo contempla publicação e bem escrito nos itens no sistema de avaliação.