SATISFAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM UM MUNICÍPIO DO SUL DO BRASIL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Pessoas em Saúde

Acessos neste artigo: 229


Certificado de publicação:
Certificado de Júlia Grasel

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Júlia Grasel

ABSTRACT
Introdução: a Atenção Primária em Saúde é considerada a principal porta de entrada do usuário aos serviços de saúde no Brasil, e apresenta papel de coordenar o cuidado à saúde da população. Esse modelo de assistência à saúde, aliado ao processo de trabalho dos profissionais trazem enfrentamentos, tornando necessário o desenvolvimento de iniciativas voltadas para a melhora da qualidade de vida no trabalho. Objetivo: analisar os fatores que contribuem para a satisfação no trabalho entre profissionais de uma Estratégia de Saúde da Família. Método: trata-se de um recorte de um estudo multicêntrico, de abordagem qualitativa, realizado em Estratégias de Saúde da Família de um município do Sul do Brasil. A coleta de dados aconteceu por meio de dois instrumentos: entrevista semiestruturada e observação não participante. Os participantes da pesquisa foram 14 profissionais de saúde. Os resultados passaram por Análise de Conteúdo Temática, com auxílio do software Atlas.ti, versão 8.0. O estudo foi apreciado e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade do Extremo Sul Catarinense, (parecer nº 3.675.401/2019). Resultados: a partir dos resultados das entrevistas foi estruturada a macro categoria “Satisfação no trabalho das equipes de Saúde da Família”. Esta macro categoria foi composta por nove códigos, as quais agregaram 39 trechos de falas. Dentre os trechos destacam-se: o bom relacionamento da equipe (64,28%); identificação profissional (64,28%); estrutura e serviço adequados (42,8%); trabalho concluído (21,4%); relacionamento com a população (21,4%); reconhecimento profissional (21,4 %); satisfação salarial (21.42 %); atividade acadêmica desenvolvida (7,14%); comodidade – distância casa / trabalho (7,1 %). Assim, mediante a análise dos fatores foi sintetizada três categorias: 1) aspectos profissionais e pessoais; 2) relações entre profissionais e com os usuários no desenvolvimento da assistência em saúde na ESF; e 3) a estrutura de materiais e da unidade. Considerações finais: os fatores que contribuem para satisfação no trabalho estão vinculados às condições de trabalho e as relações que se estabelecem no desenvolvimento dele, sendo estes aspectos potenciais para orientar estratégias de promoção da saúde dos trabalhadores, bem como para qualificar o trabalho na APS.

Descritores: Atenção Primária à Saúde; Estratégia de Saúde da Família; Satisfação no Trabalho; Saúde do Trabalhador.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Déborah Sampaio Aragão Saldanha 09-02-2021 09:50:35

Bem interessante esse tipo de artigo que trabalha com a subjetividade. Resultados as vezes inesperados surgem. Gostei das figuras em forma de fluxogramas, com as falas dos sujeitos, entretanto, precisam ser um pouco maiores para facilitar a leitura.

Foto do Usuário Tatiana Pereira Das Neves Gamarra 09-02-2021 09:50:35

Trabalho com tema relevante para a pesquisa em saúde. O texto está bem escrito e estruturado de forma clara. Sugiro que os resultados sejam apresentados em diálogo com a literatura relativa ao tema para melhorar a consistência científica do estudo. Pergunto aos autores: o que esperam como desdobramentos dessa pesquisa?

Incrível o tema, a forma como foi apresentado e abordado, as tabelas ficaram um pouco pequenas, que dificulta um pouco a leitura, mas o trabalho ficou excelente!!

Foto do Usuário Estefana Da Silva Stertz 09-02-2021 09:50:35

Trabalho relevante, estudo de suma importância, trabalho relevante para o evento.

Foto do Usuário Daniel Freitas Rodrigues 09-02-2021 09:50:35

Excelente artigo, parabéns aos prezados autores. A leitura flui muito bem, além das figuras que tornaram o texto mais dinâmico. A única ressalva, no entanto, é quanto ao método: por que não avaliar duas diferentes unidades e então ter uma noção mais abrangente das avaliações e diferenciar as respostas?

Foto do Usuário Alessandra Herranz Gazquez 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bem estruturado. gráficos bastante didáticos, somente um pouco pequenos, alguns dificulta a visualização dos dados.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.