artigos
Convibra Conference - POR FIM FOMOS LEMBRADOS! ATUALIZAÇÃO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NO ENFRENTAMENTO A TUBERCULOSE
POR FIM FOMOS LEMBRADOS! ATUALIZAÇÃO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NO ENFRENTAMENTO A TUBERCULOSE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 24


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Hayssa Moraes Pintel Ramos , Melina Mafra Toledo , Sandra Alves Da Costa , Otávio Maia Dos Santos

ABSTRACT
Relato de experiência sobre curso atualização em Tuberculose (TB) para Agentes Comunitários de Saúde (ACS). No Brasil, a Tuberculose (TB) ainda se constitui como um grave problema de saúde pública, com profundas raízes sociais. Segundo dados do último boletim epidemiológico de março de 2020, no Distrito Federal menos de 40% dos casos foram notificados e acompanhados na atenção primária à saúde, refletindo uma concentração de casos novos de TB nos demais níveis de atenção Entre as medidas propostas pelas estratégias mundiais e nacionais de controle da epidemia da TB o diagnóstico precoce e o tratamento adequado visam reduzir a incidência, o abandono, a resistência aos medicamentos e aumentar a taxa de cura dos casos diagnosticados Os ACS transitam pelos espaços da comunidade e favorecem interlocução entre governo e sociedade, além disso tem papel muito importante no acolhimento, e na criação de vínculos com os usuários.  Seu trabalho é realizado mediante o contato direto com a família o que permite identificar modos e hábitos de vida da população, suas vulnerabilidades e necessidades. O curso de atualização trouxe contribuições importantes para o planejamento de ações voltadas à melhoria da qualidade do processo de trabalho e o aprimoramento dos ACS no manejo da detecção precoce dos casos, e acompanhamento dos usuários em tratamento.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Luana Machado Figueredo 09-02-2021 12:50:35

Faltou Capa com nome dos autores e Cabeçalho sugerido nas normas de submissão; A metodologia poderia ser mais detalhada; A fundamentação teórica ou revisão bibliográfica sobre o tema poderia ser melhorada. Faltou as Referências Bibliográficas. Vejo Sigla sem ter sido definida anteriormente(TDO).

Foto do Usuário Marilene Lopes Vieira 09-02-2021 12:50:35

A tuberculose continua sendo um desafio de saúde pública, com tantos avanços tecnológicos continuamos com alta incidência e prevalência desta doença. O artigo retoma a importância do ACS na busca do sintomático respiratório e no acompanhamento do tratamento da Tuberculose.

Foto do Usuário Francisco Wagner Sousa De Lima 09-02-2021 12:50:35

Nobres colegas, parabéns pela iniciativa. Trago algumas sugestões como forma de contribuir com seu trabalho. 1. Numa próxima vez, deem atenção aos modelos fornecidos para redação do trabalho, a estética também é algo importante. 2. Busquem livros de metodologia ou pesquisa científica para estruturar melhor o artigo proposto, pois há elementos de suma importância e que devem ser bem expostos e discutidos. 3. Resumo, Introdução, Desenvolvimento, Metodologia e Conclusão, além das referências utilizadas devem ser itens bem descritos e destacados no trabalho. Espero ter contribuído.