TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE MÉDICOS RESIDENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA GERÊNCIA DE ENSINO E PESQUISA HOSPITALAR

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 336


Certificado de publicação:
Certificado de Ana Maria Pedroso De Campos Neta

Certificado de participação:
Certificado de Ana Maria Pedroso De Campos Neta

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Maria Pedroso De Campos Neta , Ana Cristina Ribeiro Zollner , Rosana Drigo , Juliane Cristina Burgatti

ABSTRACT
RESUMO
INTRODUÇÃO: A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada, exclusivamente, a médicos, sendo considerado o “padrão ouro” da especialização médica. O HSPM oferece 21 PRMs com 184 vagas credenciadas junto ao Ministério da Educação. De acordo com o Estatuto da Comissão de Residência Médica do HSPM, todo médico residente do último ano deve apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), individual na forma de Revisão Bibliográfica, Relato de Caso Clínico ou Série de Casos, Estudos Observacionais (transversal, caso controle ou coorte), e Ensaios Clínicos. OBJETIVO: Relatar a experiência da GTEP em relação ao processo de formação da produção do TCC dos Médicos Residentes do HSPM. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência da GTEP/COREME de um hospital assistencial, onde o processo de construção de um TCC com residentes já vem sendo realizado desde 2009. RELATO DE EXPERIÊNCIA: A GTEP/COREME tem como objetivo colaborar para o aprimoramento do ensino e pesquisa, e com esta finalidade foi idealizado o Manual de Normas e Diretrizes para redação de trabalhos de conclusão de Residência Médica, bem como atividades acadêmicas complementares. Inicia-se com a aula de Ética em Pesquisa, curso de acesso às Bases de Dados e Simpósio de Metodologia Científica a todos os médicos residentes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O compromisso, a dedicação e a proatividade do residente são atributos indispensáveis para o desenvolvimento do TCC uma vez que o médico residente é protagonista principal na construção do seu conhecimento. O estímulo à produção e divulgação do conhecimento proveniente da práxis em uma modalidade de ensino prático, possibilita melhoria do conhecimento profissional e institucional, ampliando a qualidade da assistência à população e dos serviços de saúde.
Palavras chave: Ensino Médico. Residência Médica. Gerência.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Luana Machado Figueredo 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito bom, tema muito relevante. Só acho que como o número de páginas é maior que 5, sugeriria que fosse colocado como artigo e não resumo expandido. Outra coisa, o objetivo poderia ser escrito de forma mais clara.

Foto do Usuário Milena Nunes Alves De Sousa 09-02-2021 09:50:35

O trabalho tinha potencial, já que os autores contemplaram uma temática relevante, especialmente na formação médica. Mas pecaram em questões normativas, metodológicas e na forma de apresentação dos resultados.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.