RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE E A PANDEMIA DE COVID-19: UMA REFLEX?O SOBRE OS RISCOS DE EXPOSIÇÃO NAS CIDADES

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Acessos neste artigo: 231


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ediná Alves Costa , Aída Cristina Do Nascimento Silva

ABSTRACT
A presença de agentes patogênicos de elevada resistência ambiental e a transmissão de doenças infecciosas fazem parte da discussão ampliada sobre os riscos associados aos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS). E nesta pandemia por COVID-19, evidencia-se a maior preocupação sobre a coleta e o descarte de RSS nas cidades, e também o risco de exposição ao novo vírus SARS-COV-2 em comunidades pobres e vulneráveis. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a persistência ambiental de patógenos, como o SARS-COV-2, e os aspectos sociais e ambientais associados aos RSS e a pandemia por COVID-19, diante do volume significativo de resíduos produzidos nos diferentes níveis de assistência à saúde e ambientes domésticos, com o descarte de material biológico possivelmente infectado pelo novo vírus. Fora observado nas pesquisas cientificas, a persistência e a mobilidade ambiental do SARS-COV-2 em superfícies e objetos, a alta transmissibilidade interpessoal, a preocupação crescente com as frações biológicas contaminadas por este novo vírus, e os riscos de exposição ambiental nas cidades. Conclui-se sobre a necessidade de maior atenção para a coleta e o descarte de material biológico para minimizar o risco de exposição à SARS-COV-2, e a disseminação de doença COVID-19 no gerenciamento de RSS, nesta crise sanitária de repercussão internacional, e a adoção de ações integradas da vigilância sanitária, epidemiologia e ambiental.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Temática atual e extremamente relevante. O assunto é uma lacuna dentro do tema discutido, e foi bem discutido no trabalho. Atingiu os objetivos propostos.

Foto do Usuário Letícia Peret Antunes Hardt 09-02-2021 09:50:35

O artigo aborda temática atual e sua relevância poderá ser ampliada, em caso de continuidade da pesquisa, pela adição de resultados a partir da consulta a outros repositórios de periódicos em nível internacional.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.