artigos
Convibra Conference - Oficina Canções e Reflexões: Ação de acolhimento no período de quarentena devido pandemia do COVID19.
Oficina Canções e Reflexões: Ação de acolhimento no período de quarentena devido pandemia do COVID19.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Acessos neste artigo: 24


Certificado de participação:
Certificado de Fernanda Cardoso da Silva

Certificado de publicação:
Certificado de Fernanda Cardoso da Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Fernanda Cardoso Da Silva , Madalena Maria Cavalcante Ribeiro

ABSTRACT
Objetivo: Relatar as experiências vividas na Oficina de Canções e Reflexões, com encontros realizados on-line, enquanto ação de acolhimento para a comunidade acadêmica da Universidade de Brasília no período de isolamento social, medida recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), devido à pandemia da COVID-19. Refletir sobre as contribuições relacionadas à melhoria na qualidade de vida por meio da diminuição da ansiedade e do estresse ocasionados pelo isolamento social e mudança de rotina, utilizando a música como ferramenta. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado de forma on-line, utilizando inicialmente a plataforma Jeetmeet, em seguida a plataforma Google Meet. Os encontros aconteciam nas sextas-feiras no período da tarde, com duração de aproximadamente uma hora à uma hora e meia, com início no mês de junho de 2020. Participantes. Estudantes, docentes e técnicos administrativos. A ação foi coordenada por duas psicólogas, ligado ao Subcomitê de Saúde Mental e Apoio Psicossocial. Resultados: influenciar positivamente a qualidade de vida dos participantes visando melhorar suas condições físicas e emocionais, utilizando a música como instrumento para evocar as emoções e proporcionar sensação de prazer e bem-estar. As fragilidades da oficina devido às questões de acessibilidade, instabilidade da internet ou da plataforma, as adversidades não impediram sua execução. Finalizamos o mês de junho satisfeitas com os resultados alcançados em cada encontro, conseguimos criar um canal de comunicação que permite a fala e a escuta de todos os participantes. Conclusão: A oficina possibilitou vivenciar pensamentos, sentimentos e histórias que foram associados à música. Nesse sentido a música foi utilizada como um estimulo positivo para evocação de bons momentos vividos, visando o autoconhecimento, reflexão e estímulo ao convívio social, através da interação e compartilhamento das reflexões entre os participantes, sendo capaz de ampliar o protagonismo frente às problemáticas ocasionadas pela falta ou dificuldade de estabelecer convívio social presencial nesse período.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fellicia Ferreira Da Mota 09-02-2021 12:50:35

O trabalho de saúde mental em apoio aos trabalhadores é fundamental para retaguarda destes profissionais. Desta forma, atividades que estimulem o bem-estar e a interação são importantes durante e após a pandemia da COVID-19.

Foto do Usuário Regina Célia Canel 09-02-2021 12:50:35

Esse trabalho exploratório descreve a experiência com a música como um recurso inovador para a Saude Mental. Forneceu parâmetros para as coordenadoras das oficinas, inclusive no aspecto da participação ativa dos componentes dos grupos. O estudo pode ser aproveitado como base para outras oficinas e para a definição de objetivos gerais e específicos, categorias de avaliação e registro de dados, bem como aprofundamento de referencial teórico-metodológico - esse tema interliga Arte e Saude Mental. Vale a pena dar continuidade para beneficio dos participantes das oficinas e para a construção de conhecimento científico sobre inovações em Saude Mental.

Foto do Usuário Antonia Maria Ferreira De Souza 09-02-2021 12:50:35

Quais estratégias a equipe organizadora da oficina usuária caso houvesse falha de conecção das redes sociais durante a apresentação da música?