COVID – 19: Desafios do cotidiano e estratégias de enfrentamento frente ao isolamento social

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Acessos neste artigo: 261


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Bianca Lemos De Carvalho , Jully Camara Guinancio , Ana Beatriz Teodoro De Souza , Amanda De Araujo Franco , Amanda De Almeida Floriano , Wanderson Alves Ribeiro , Júlio Gabriel Mendonça De Sousa

ABSTRACT
A pandemia por Covid-19 representa um dos maiores desafios sanitários em escala mundial deste século. Na primeira semana do mês de abril, poucos meses depois do início da epidemia na China, em dezembro de 2019, já foram reportados mais de 1,5 milhão
de casos e 85 mil mortes no mundo, e espera-se que um número ainda maior de casos
e óbitos venha a ocorrer nos próximos meses. No Brasil, até o dia oito de abril de 2020, foram registrados 15.927 casos confirmados e 800 mortes pelo Covid-19. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura, que objetivou em descrever os principais efeitos desse isolamento social, observando os fatores que podem contribuir ou atrapalhar nesse processo, mas também correlacionar possíveis estratégias de enfrentamento frente a necessidade do isolamento social. A amostra final foi composta apenas por 15 referências, incluindo apenas as de maior relevância para este estudo. Posterior à leitura reflexiva emergiram duas categorias: Principais efeitos do isolamento social no cotidiano do indivíduo frente a pandemia do covid-19 e Estratégias de enfrentamento dos efeitos do isolamento social no cotidiano do indivíduo frente a pandemia do covid-19. Conclui-se os efeitos causados pelo Covid-19 se estenderão ao longo do tempo, de forma social, física e psíquica. Além disso, a paralisação de muitos serviços acarretou um maior índice de desemprego e impacto econômico, afetando grandes e pequenas empresas. Foi preciso se reinventar e adaptar-se aos recursos disponíveis no momento, tornando possível de alguma forma dar continuidade às atividades e manter a fonte de renda e acima de tudo, a saúde mental.
Palavras-chave: COVID - 19; Isolamento social; Pandemia.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Parabéns Tema muito relevante no momento atual. Gostei muito

Foto do Usuário Ana Beatriz Costa Cronemberger 09-02-2021 09:50:35

A temática abordada é de grande relevância, considerando o aumento de pessoas com transtornos de ansiedade e depressão nesse momento de pandemia causada pelo novo coronavírus. Pensando nisto e nas medidas de enfrentamento discorridas no trabalho, qual seria a melhor estratégia de enfrentamento para levar informações validadas á comunidades de difícil acesso e sem serviço de internet, como por exemplo comunidades ribeirinhas?

Foto do Usuário Gabriella De Castro Sousa 09-02-2021 09:50:35

Escolha de tema para o artigo extremamente atual e relevante. Ótima escolha! A leitura foi super fluida e tranquila, muito bem escrito. O artigo apresenta alguns desafios do cotidiano frente ao isolamento social, como a solidão, tédio e até o suicídio. Vocês acham que após essa situação de pandemia pelo Coronavírus, a sociedade brasileira vai ficar mais aberta para tratar de questões de saúde mental?

Foto do Usuário Vanessa Caroline Fagion Pedro 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bem escrito e estruturado, a leitura flui muito bem e o tema é de extrema relevância tendo em vista o cenário atual da população. Parabéns.

Foto do Usuário Gabriella Lima Santos 09-02-2021 09:50:35

Ótimo trabalho! Leitura fluida e de fácil entendimento.

Foto do Usuário João Henriques De Sousa Júnior 09-02-2021 09:50:35

Bom trabalho, e condiz com o que é esperado para a temática.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.