PANORAMA DOS COMPONENTES DE AUDITORIA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de serviços de saúde

Acessos neste artigo: 256


Certificado de publicação:
Certificado de Thaís Araújo da Silva

Certificado de participação:
Certificado de Thaís Araújo da Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marciana Feliciano , Thaís Araújo Da Silva

ABSTRACT
Introdução: O processo de auditoria no Sistema Único de Saúde (SUS) tem se fortalecido como um instrumental da gestão pública, no entanto, ainda persistem desafios para o desenvolvimento e adoção da prática da auditoria como um importante mecanismo de gestão no âmbito das três esferas do SUS. Objetivo: Descrever, em termos quantitativos, a evolução e a distribuição dos componentes de auditoria do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) nos municípios e nos estados brasileiros, entre os anos de 2008 e 2015. Método: Estudo de natureza quantitativa e de abordagem descritiva, que utilizou como variável o número de componentes municipais e estaduais do SNA estruturados, por Região, entre os anos de 2008 e 2015. Resultados: Os dados apontaram crescimento do número de componentes do SNA estruturados nos municípios e estados em todas as Regiões, evidenciando o maior quantitativo de unidades municipais criadas entre os anos de 2009 e 2010. As Regiões Norte (71,43%) e Centro-Oeste (100%), apresentaram maior proporção de componentes estaduais. Na esfera municipal, a proporção de municípios com componentes de auditoria foi inferior a 2% em todas as Regiões, sendo o Nordeste (1,11%), o Sudeste (1,08%) e o Centro-Oeste (1,07%) as que apresentaram os maiores percentuais. Conclusões: Conclui-se que o crescimento do número de componentes estaduais e municipais do SNA expressam o esforço dos gestores nas duas esferas, contudo, persistem desafios inerentes à implantação dos componentes municipais e estaduais, o que demanda maior incentivo e esforços voltados ao aprimoramento dos processos de gestão do SUS para o fortalecimento do SNA com o intuito de responder às demandas e aos compromissos das políticas voltadas para a gestão do SUS, que incluem o processo de auditoria.

Palavras-chave: Auditoria em Saúde. Auditoria Médica. Sistema Único de Saúde. Gestão em Saúde. Economia da Saúde.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Valdir Silva Da Conceição 09-02-2021 09:50:35

Tema muito relevante e bem explorado pelos autores, com a leitura fluindo normalmente e de forma sequenciada. Quais foram os fatores que contribuíram para a expansão do número de componentes entre 2009 e 2010 ?

Foto do Usuário Carlos Augusto Lima Vaz Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Registro meus elogios às autoras, não somente pela importância do conteúdo abordado no estudo, mas também pela perspectiva de análise utilizada, pautada pela precisão e objetividade, característica dos melhores trabalhos acadêmicos. Como sugestão, indica-se a inserção da informação de que os indicadores 66a e 66b do Rol de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores 2013-2015 - encontram-se no documento anexo à Resolução nº 5 da Comissão Intergestores Tripartite, de 19 de junho de 2013. Isso auxilia eventuais leitores que desejem buscar mais informações e elementos sobre o estudo realizado. Por fim, em que pese o trabalho centrar-se em mecanismo de controle institucional interno, sugiro o acréscimo de breve destaque sobre a importância desse instrumento para o fortalecimento dos mecanismos de controle sobre a Administração Pública como um todo, inclusive, pelo benefício gerado indiretamente ao controle social.

Foto do Usuário Maria Tereza Ramos Bahia 09-02-2021 09:50:35

Artigo relevante, destacando a importância do SNA para a consolidação do SUS. Mostra as diferenças do SNA nas esferas Estaduais e Municipais. E nos leva a refletir sobre a necessidade de defesa e fortalecimento do Sistema Único de Saúde nas esferas municipais com gestores e profissionais comprometidos, que conheçam e defendam o SUS, sendo capacitados para o desempenho das ações necessárias. Parabéns aos autores.

Foto do Usuário Graziela Aparecida Mendieta 09-02-2021 09:50:35

Quais os indicadores que SNA consegue abordar aos diversas regiões que evoluíram com este serviço?

Foto do Usuário Raíssa Morgana Santos Fuza 09-02-2021 09:50:35

Tema muito pertinente, dados contextualizados e gráfico importantes para análise do trabalho.

Foto do Usuário Rosa Cândida Cordeiro 09-02-2021 09:50:35

Excelente trabalho! A auditoria representa um dos pilares do SUS.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.