INCIDÊNCIA DO CÂNCER DE PÊNIS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NO PERÍODO DE 2000-2018

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde

Acessos neste artigo: 263


Certificado de publicação:
Certificado de NARELLE DE JESUS PARMANHANI

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Narelle De Jesus Parmanhani , Amanda Cristina Martins Reis Silva

ABSTRACT
Introdução: Dentre as diversas formas de câncer está o câncer peniano, considerado como uma neoplasia rara e atinge 1/100.000 homens nos países desenvolvidos. No Brasil, esses tumores correspondem a 2% das neoplasias malignas do homem, sendo cinco vezes mais prevalente nas regiões Norte e Nordeste em comparação com as outras regiões Objetivo: Descrever a incidência de câncer de pênis no estado do Espírito Santo no período de 2000-2018. Método: Trata-se de um estudo ecológico de caráter descritivo, quantitativo e exploratório, por quantificar e descrever a Incidência do Câncer de Pênis no Estado do Espírito Santo. Foram coletadas informações relativas aos anos de 2000 a 2018 através do Sistema de Registro Hospitalar de Câncer (SisRHC), e posteriormente os dados foram tratados no Microsoft Office Excel. Resultados: Apesar de ser uma patologia que apresenta uma incidência pequena, de acordo com o Atlas de Mortalidade (2020), entre os anos de 2015 a 2018 apresentou mais de 400 óbitos/ano no Brasil, correspondendo a 0,06% dos óbitos por neoplasia. Conclusão: Diante da análise feita neste estudo, nota-se que é preciso intervir com ações educativas e preventivas a fim de gerar estratégias eficazes para melhoria de políticas públicas em saúde, pois investir nesse quesito significa diminuir a porcentagem de novos casos e garantir melhor qualidade de vida aos homens acometidos pelo câncer peniano.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Alba Carolina De Jesus Lisboa 09-02-2021 09:50:35

Essa temática se faz muito necessária, falar sobre saúde do homem em geral é um tabu no país, que precisa ser quebrado. Tais estudos só reforçam a importância de se discutir e abordar esse tema. Um estudo de grande relevância, para se conhecer os índices e indicadores desse tipo de CA, pouco divulgado.

Foto do Usuário Cristiane Maria Almeida 09-02-2021 09:50:35

O cancer de penis, em geral, é diagnosticado tardiamente no brasil, tal estudo identifica causas e situações de risco e podem ser utilizados como material de educação da população. Tema relevante e que pode gerar material educativo regional, como sugestão.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.