artigos
Convibra Conference - Políticas de atenção à saúde da criança: Uma revisão de literatura
Políticas de atenção à saúde da criança: Uma revisão de literatura

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Políticas Públicas de Saúde

Acessos neste artigo: 29


Certificado de publicação:
Certificado de AUDELAINE MIRANDA DA CRUZ
Certificado de MARCIA CASTRO MACÊDO

Certificado de participação:
Certificado de MARCIA CASTRO MACÊDO

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcia Castro Macêdo , Audelaine Miranda Da Cruz , Josiane Oliveira Da Costa , Claudilene Sousa Santos , Diego Braz Pacheco , Adjanny Estela Santos De Sousa

ABSTRACT
RESUMO: A saúde da criança é dever de todos (governo, familiares e sociedade) que a rodeiam e lida com a continuidade de cuidado para que a criança se torne um ser humano com saúde e tenha qualidade de vida para que no futuro como adolescente, adulto e idoso, sua saúde continue sendo efetivada com sucesso ou com menos déficits nos indicadores de saúde. O objetivo deste trabalho será o de analisar o processo de construção das politicas públicas referentes à saúde da criança. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória: Este tipo de pesquisa tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses. A Política tem por objetivo promover e proteger a saúde da criança, mediante a atenção e cuidados integrais e integrados da gestação aos 9 (nove) anos de vida, com especial atenção à primeira infância e às populações de maior vulnerabilidade, visando à redução da mortalidade e um ambiente facilitador á vida com condições dignas de existência e pleno desenvolvimento. Não se pode negar que o Brasil conseguiu reduzir a mortalidade infantil e patologias infantis graças à implantação de políticas e ações voltadas para essa classe. Porém é notório que a assistência à saúde da criança ainda passa por um processo de construção buscando sempre preencher as lacunas existentes.
Palavras-chaves: criança, politica pública, saúde.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Nadine Victor Batista 09-02-2021 12:50:35

Artigo muito bem elaborado, com atenção à bibliografia recente.

Foto do Usuário Silvia Maira Pereira 09-02-2021 12:50:35

Tema relevante, detalhar melhor o procedimento metodológico.

Foto do Usuário Júlia Toni Rocha 09-02-2021 12:50:35

Artigo bem fundamentado, traz boas referências e bastante completo. De leitura boa e compreensível. Ótimo trabalho e tema, visto que é nas fases iniciais que devemos ter bastante cuidado para que no futuro sejam pessoas saudáveis ou com menos déficits nos indicadores de saúde, como mencionado no artigo.