ANÁLISE DA ABORDAGEM DA MORTE E DO MORRER NA FORMAÇÃO MÉDICA E SEUS IMPACTOS PSICOSSOCIAIS COM BASE EM RESULTADOS DE UMA REVISÃO DE LITERATURA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 335


Certificado de publicação:
Certificado de Vinicius Leite Melo

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Vinicius Leite Melo , César Quadros Maia , Elisa Maia Alkmim , Rafael Lourenço Donadeli , Amanda Pais Ravasio , Larissa Ottoni Estevanin De Paula , Denise Alves Guimarães

ABSTRACT
A morte e o morrer constituem uma temática de difícil abordagem em diferentes culturas e em diferentes contextos. Apesar da dificuldade inerente ao assunto ao longo da formação médica, são poucos os espaços dedicados a trabalhar o tema. Tendo em vista essa problemática, buscou-se na literatura trabalhos que apontem a ocorrência de impactos psicossociais em estudantes de medicina decorrentes do contato com a temática da terminalidade ao longo da graduação. Para isso, foi feito uma busca nas bases de dados LILACS, PubMed, SciELO e MEDLINE, de artigos publicados entre 2008-2019. Dessa busca, foram selecionados 36 artigos, que compuseram a revisão de literatura. Pela análise, foi possível identificar a ocorrência de impactos psicossociais diversos decorrentes do contato com a temática em questão. Esses impactos possuem influência ao longo da graduação e também posteriormente, durante o exercício profissional.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Andressa Rallia Aquino Soares 09-02-2021 09:50:35

Quais referencias foram utilizadas? Senti falta de referencial teórico e referências bibliográficas.

Foto do Usuário Rafaela Fernandes Lourenço 09-02-2021 09:50:35

Após leitura minuciosa, vejo que o estudo tem extrema relevância na área da saúde, e parabenizo os autores por se proporem a se dedicar ao tema.

Foto do Usuário Leandro Lopes Gibson Alves 09-02-2021 09:50:35

Tema de extrema importância na comunidade cientifica. Meus parabéns !

Foto do Usuário Leonardo Isolani E Andrade 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito relevante, bem escrito e estruturado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.