ESTRESSE RELACIONADO AO TRABALHO EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO DE LITERATURA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde

Acessos neste artigo: 237


Certificado de participação:
Certificado de AUDELAINE MIRANDA DA CRUZ

Certificado de publicação:
Certificado de AUDELAINE MIRANDA DA CRUZ

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcia Castro Macêdo , Josiane Oliveira Da Costa , Audelaine Miranda Da Cruz , Claudilene Sousa Santos , Diego Braz Pacheco , Adjanny Estela Santos De Sousa

ABSTRACT
RESUMO: O estresse pode surgir através de situações que confrontem o indivíduo, como situações que o irritem, excitem, confundam ou mesmo aquelas que o fazem imensamente feliz, dependendo da interpretação que é dada ao evento desafiador ou em razão de fatores estressores inerentemente negativos. Este trabalho tem como objetivo conhecer os fatores estressores relacionados ao trabalho dos profissionais de enfermagem. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica onde foram selecionados 13 artigos publicados em meio eletrônico no período de 2008 a 2016. Entre os fatores que causam estresse encontram-se: a qualidade do sono, a violência psicológica, a longa jornada de trabalho, o cansaço físico e o relacionamento com outros profissionais. Diante do que foi exposto, verifica-se a importância de estudos que discorram sobre a saúde do trabalhador de enfermagem. Afinal, isso contribui para o conhecimento acerca do estresse ocupacional, assim como, os problemas que influenciam os aspectos físicos e mentais destes profissionais corroborando para a tomada de medidas que visem à melhoria no ambiente laboral e a qualidade de vida desta categoria profissional.
Palavras-chave: Estresse. Qualidade de vida. Profissional de enfermagem.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Hosana Oliveira De Castro 09-02-2021 09:50:35

O artigo traz um tema atual, uma vez que estes profissionais convivem com situações estressantes físicas e mentais. O texto se apresentou de forma fluída e bem organizada. Parabéns!

Foto do Usuário Caroline Souza Amaral 09-02-2021 09:50:35

O artigo apresenta um tema de extrema relevância para a enfermagem, visto que somos expostos as inúmeras situações estressantes, que demandam,e acabam demandando de uma carga emocional, e que em muitas vezes não há apoio à esses profissionais. Trata-se de um tema pertinente e que deveria ser mais abordado e discutido!

Foto do Usuário Ariane Luz Carvalho 09-02-2021 09:50:35

A tematica é interessante mas o desenvolvimento foi pouco trabalhado deveriam ter criado fluxograma de seleção de artigos e nos resultados quadros com os resultados das evidências

Foto do Usuário Maria Lúcia Silva Servo 09-02-2021 09:50:35

O artigo está bem elaborado. Aborda o estresse relacionado ao trabalho em profissionais de enfermagem através de revisão da literatura. Sinaliza os estressores que afetam a qualidade de vida desses profissionais.

Excelente trabalho. Diante dos profissionais de enfermagem é perceptível as várias situações estressoras das quais estão expostos, e estes não dispõem de recursos para solucionar este estresse,com isso podem ter consequências psicológicas e ou físicas graves. Contudo muito bom a reflexão sobre o tema, escrita com boa metodologia, conteúdo claro atendendo ao objetivo proposto.

Foto do Usuário Laila Gonzaga De Jesus Barros 09-02-2021 09:50:35

Essa temática é excelente, pois traz o estresse vivido pelo profissional de enfermagem, foi muito prazerosa a leitura.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.