RISCOS BIOLÓGICOS EM PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM: REVISÃO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS ONLINE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde

Acessos neste artigo: 327


Certificado de publicação:
Certificado de AUDELAINE MIRANDA DA CRUZ

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Audelaine Miranda Da Cruz , Marcia Castro Macêdo , Claudilene Sousa Santos , Josiane Oliveira Da Costa , Diego Braz Pacheco , Adjanny Estela Santos De Sousa

ABSTRACT
O objetivo principal nesta pesquisa é revisar nos periódicos online as publicações dos principais riscos biológicos em profissionais da enfermagem. Para obter os objetivos sugeridos, aplicou-se como recurso metodológico, a revisão bibliográfica, efetuada a partir da
avaliação de pesquisas publicadas na literatura e artigos científicos divulgados na Biblioteca Virtual da Saúde – BVS, com os descritores: “riscos biológicos em profissionais da enfermagem”, idioma português e tipo de documento: artigos. Dos 26 artigos pesquisados, 9 desses artigos relataram que o acidente mais frequente acontece com materiais perfurocortantes, os profissionais da enfermagem que mais sofrem acidentes ocupacionais são os técnicos e auxiliares de enfermagem, nos acidentes com material biológico o sangue foi o fluido mais frequentemente envolvido. Conclui-se que a educação permanente é vista como uma alternativa para a promoção de um ambiente saudável, pois o cuidado não ficará limitado apenas ao cliente, e sim para toda a equipe que participa do processo do cuidado e isso influenciará no bem-estar do profissional.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Lucile Tiemi Abe-matsumoto 09-02-2021 09:50:35

O artigo aborda um assunto muito importante, servindo de alerta aos profissionais da área para que medidas efetivas sejam realizadas com o intuito de diminuir as ocorrências de acidentes de trabalho.

Foto do Usuário Jéssica Da Conceição Monteiro 09-02-2021 09:50:35

Parabéns aos autores. Gostei muito do tema abordado.

Excelente escolha do tema e boa abordagem com conteúdo bem explicado e metodologia adequada. Precisamos dar cada vez mais ênfase ao riscos da profissão para que todos tenham mais atenção. Abraço!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.