A INFLUÊNCIA DA CORONAVIRUS DISEASE 2019 NO ATENDIMENTO E NA EXECUÇÃO E ENSINO DOS PROTOCOLOS DE BIOSSEGURANÇA EM ODONTOLOGIA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Acessos neste artigo: 284


Certificado de publicação:
Certificado de Ana Luiza Sarno Castro

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Vinicius Da Silva Morais , Ana Gabriela De Souza Vieira , Ana Luiza Sarno Castro , Rhayane Da Conceição Monteiro

ABSTRACT
A Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) é uma doença viral causada pelo SARS-CoV-2, cuja disseminação se dá através do ar ou por contato com secreções contaminadas. Diante da facilidade de transmissão da doença, os serviços odontológicos são diretamente afetados, visto que o campo de trabalho da equipe odontológica possui proximidade com as áreas nasais e íntimo contato com a cavidade oral, além da produção de aerossóis. Frente a esse cenário, torna-se pertinente realizar uma revisão de literatura a fim de avaliar a influência da COVID-19 no atendimento, na execução e no ensino dos protocolos de biossegurança em odontologia. Para isso, foram selecionadas publicações entre 2019 e 2020, referentes à saúde oral, na base de dados bibliográficos PubCovid-19. No atual cenário pandêmico, a modalidade de teleatendimento tornou-se uma alternativa viável. Ficou também evidente que a adoção de uma política de biossegurança de alto padrão é imprescindível nas instituições de ensino odontológico. Ademais, novas diretrizes em relação aos procedimentos de biossegurança
foram recomendadas para a equipe odontológica, como as divulgadas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para controlar a disseminação da COVID-19. Os profissionais da área odontológica devem estar familiarizados com as novas medidas de biossegurança exigidas, as formas de disseminação do SARS-CoV-2, a identificação de pacientes potencialmente infectados e as condutas a serem seguidas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Felipe De Deus Souza 09-02-2021 09:50:35

Em relação as fotos que poderão ser pedidas ao paciente durante o atendimento, seria de suma importância que os mesmos seguissem uma sequência de passos para que nós, enquanto cirurgiões-dentistas, consigamos analisar a estrutura em questão. Aqui, acho válido ressaltar que o público-alvo que talvez mais tenha dificuldade na realização das fotos seja o das pessoas idosas. Vocês acham que seria possível a confecção de um material desta ordem? Excelente colocação sobre a mudança na forma de retratar a questão da biossegurança nas faculdades de Odontologia. Por isso, seria interessante se as disciplinas fossem realmente consideradas, além da realização de situações problemas (como mencionadas no trabalho) e utilização de métodos que averiguem se o aluno realmente aprendeu sobre o conteúdo em questão, através de avaliações, por exemplo. Trabalho fantástico!

Foto do Usuário Rosana Apolonio Reis Andrade 09-02-2021 09:50:35

O artigo é bem oportuno e de interesse atual, apresenta referência bibliográfica que serve de base para quem tiver mais interesse sobre o assunto ou até mesmo usar para escrita de outros artigos sobre o tema.

Foto do Usuário Angelica Santos Emi 09-02-2021 09:50:35

Bom artigo

Foto do Usuário Eluiza Macedo 09-02-2021 09:50:35

Temática necessária de ser abordada muito boa a proposta!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.