CONFLITOS E DILEMAS ÉTICOS VIVENCIADOS PELOS ENFERMEIROS NO GERENCIAMENTO DO CENTRO CIRÚRGICO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Pessoas em Saúde

Acessos neste artigo: 267


Certificado de publicação:
Certificado de Déborah de Oliveira Souza

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Analu Sousa De Oliveira , Íris Cristy Da Silva E Silva , Ayla Melo Cerqueira , Marluce Alves Nunes Oliveira , Elaine Guedes Fontoura , Déborah De Oliveira Souza

ABSTRACT
Objetivo: Conhecer os conflitos e dilemas éticos vivenciados pelos enfermeiros no gerenciamento do centro cirúrgico. Método: trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva. A coleta de dados foi realizada com cinco enfermeiros do centro cirúrgico de uma instituição hospitalar pública do interior da Bahia. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Estadual de Feira de Santana com parecer nº 2.227.332. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo temática e apresenta duas partes: a primeira, análise de conteúdo de Bardin e a segunda análise de conteúdo com a nuvem de palavras temática. Resultados: A falta de recursos materiais e estruturais somado a falta de protocolos específicos e horizontais, são algumas das principais causas desencadeadoras de conflitos éticos vivenciados no gerenciamento do CC. Conclui-se que as situações de conflitos e dilemas vivenciados no gerenciamento do CC são constantes e se relacionam com diversos agentes causadores, justificando a assiduidade das suas ocorrências.
Descritores: Ética; Enfermeiros; Gerenciamento; Centro Cirúrgico.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

A introdução está um pouco longa, há trechos que dizem respeito a metodologia. Revisão da literatura - curta. Parabéns!

Foto do Usuário Brenno Guedes 09-02-2021 09:50:35

Tema atual e de grande importância para os profissionais da saúde!!

Foto do Usuário Rejane Antonello Griboski 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante e significativo que oferece um aprofundamento ao conhecimento para gestão dos conflitos e dilemas éticos que possam advir da profissão. Assim como, a pertinência dessa discussão ética no meio acadêmico enquanto disciplina ampliando o interesse no desenvolvimento de outros estudos referentes ao tema. Parabéns!!

Foto do Usuário Isadora Oliveira Gondim 09-02-2021 09:50:35

Tema atual, com contribuições relevantes para o cenário.

Foto do Usuário Bruna Nadaletti De Araujo 09-02-2021 09:50:35

A temática do artigo é extremamente pertinente e relevante para o cenário da saúde, vindo a contribuir muito com os profissionais enfermeiros que atuam neste contexto.

Foto do Usuário Daniel Freitas Rodrigues 09-02-2021 09:50:35

Parabéns aos autores pelo compromisso e desempenho nessa artigo. Certamente, de grande importância discutirmos ética e saúde, ainda mais em um período pandêmico - que não só criou novas demandas em saúde, mas como potencializou as fragilidades do SUS. Dentre tais fragilidades, o descompasso entre a literatura e a realidade nos centros cirúrgicos (por superlotações, falta de equipamentos, etc) comprometem a autonomia, o bom serviço e as atitudes éticas em um equipe. A escolhe por pesquisa qualitativa é de suma importância, pois o entrevistado fica à vontade na hora do relato de experiências e impressões. Como sugestão, da página 5 à 7 há trechos do texto que não estão na formatação padrão. Mais uma vez, parabéns aos autores.

Tema atual e pertinente a atuação profissional em centro cirúrgico. Descrição metodológica exemplar, no entanto a introdução e o referencial teórico estão um pouco extensos. Há algumas variações na formatação do artigo, porém nada de desmereça o prestígio da pesquisa.

Foto do Usuário Fernanda Isabela Ferreira 09-02-2021 09:50:35

O assunto é tão importante, que acho que deveriam ter escolhido uma amostra maior de enfermeiros para realização da pesquisa.

Foto do Usuário Anabel Rojas Carmona 09-02-2021 09:50:35

Achei muito pertinente o tema. A relevância e enorme, vale a pena aprofundar mais nos resultados.

Foto do Usuário Eliana Suemi Handa Okane 09-02-2021 09:50:35

O trabalho está muito bem desenhado e o método detalhado e completo. Há coerência entre todas as partes que compõe o estudo. Parabéns.

Foto do Usuário Anne Kelly Paes Alves Feitosa 09-02-2021 09:50:35

Tema bastante relevante, uma vez que a problemática reflete na qualidade da assistência prestada aos pacientes e foi bem abortado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.