PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA CARDÍACA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Acessos neste artigo: 290


Certificado de publicação:
Certificado de Ana Paula Franco Pacheco

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Larissa Do Nascimento Oliveira , Ana Paula Franco Pacheco

ABSTRACT
Introdução: A cirurgia cardíaca, como intervenção, é um procedimento invasivo o qual pode levar a complicações e ocasionar sequelas irreversíveis ou o óbito do paciente. O pós-operatório é um período para se prever, evitar ou intervir nas complicações. Objetivo: Identificar as principais complicações que acometem o pós-operatório de cirurgia cardíaca. Método: Um estudo de revisão integrativa da literatura, com caráter descritivo. Levantamento de dados realizado no 1º semestre de 2020, nas bases Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO), no período de 2015 a 2020.Resultados: As principais complicações que acometem o pós-operatório de cirurgia cardíaca são as próprias de origem cardíaca, seguidas das alterações respiratórias, em terceiro estão as de origem neurológica, em sequência as do sistema renal e por último as de origem infecciosa. O papel da enfermagem foi citado em dois artigos. Discussão: As complicações no pós-operatório de cirurgia cardíaca são apresentadas decorrentes de fatores como idade, gênero, história pregressa de cardiopatias e comorbidades. Podem ser ocasionadas por distúrbios eletrolíticos e metabólicos, frequência cardíaca alterada, desequilíbrio na ventilação e perfusão, dentre outros. Conclusão: Apesar de pouco mencionada nos estudos levantados, considera-se que a enfermagem tem um papel fundamental na assistência, a qual deve traçar uma linha de cuidados de forma integral e individual, a fim de proporcionar uma assistência com qualidade, visando a recuperação e melhora do prognóstico específico de pós-operatório de cirurgia cardíaca.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Noemí Oliveira Silva 09-02-2021 09:50:35

O artigo foi muito bem discutido e é de grande relevância na atualidade.

Foto do Usuário Ludmila Rodrigues Oliveira 09-02-2021 09:50:35

O tema proposto é de grande relevância, pressupondo que o Brasil é o segundo país no mundo em número de realizações de cirurgias cardiovasculares. Sendo importante que o paciente em seu pós operatório tenha atendimento de qualidade O artigo foi bem escrito e estruturado, parabéns pela escolha da temática.

Foto do Usuário Micaella Teixeira Mendes 09-02-2021 09:50:35

Parabéns! Esse trabalho contém uma boa exposição das informações e de leitura simples e direta.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.