A INVISIBILIDADE DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL: UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DOS POLICIAIS MILITARES QUE TRABALHAM NO SERVIÇO ADMINISTRATIVO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Acessos neste artigo: 272


Certificado de publicação:
Certificado de David Nogueira Silva Marzzoni
Certificado de Yanna Patrícia Araújo Pereira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

David Nogueira Silva Marzzoni , Luciana Flores Battistella , Jocildo Pereira Dos Santos Junior , Yanna Patrícia Araújo Pereira

ABSTRACT
O objetivo desta pesquisa foi analisar o esgotamento profissional de policiais militares que trabalham no serviço administrativo, em relação aos aspectos referentes a Síndrome de Burnout. Para a obtenção dos resultados expostos, adotou-se uma metodologia quantitativa, de natureza descritiva, do tipo survey, utilizando para a coleta de dados o instrumento Maslach Burnout Inventory (MBI). A amostra foi composta por 112 policiais militares da ativa, que trabalham em setores administrativos da Polícia Milita do Estado do Pará. No geral a síndrome de burnout costuma ser identificada entre profissionais que desenvolvem suas atividades diretamente ligadas com outras pessoas, como é o caso dos policiais. A partir dos resultados da pesquisa identificou-se que predomina profissionais do sexo masculino, no geral casados, com a média de um filho, e nível superior completo. Na mensuração dos níveis da síndrome, surge um alerta, pois, ainda que, os mesmos apresentem níveis comedido, exige-se atenção por parte dos gestores, uma vez que, a síndrome é invisível, segundo Lindblom et al. (2006) está associado a outros tipos de distúrbios psicológicos, como depressão, ansiedade e insônia. Contudo, constatou-se que apesar de tudo, boa parte dos policias estão satisfeitos com sua profissão.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marcos Vinícius Pereira Leal 09-02-2021 09:50:35

O tema é bastante relevante tendo em vista que toda corporação merece atenção.

Foto do Usuário Antonio Wairan Da Silva Ferreira 09-02-2021 09:50:35

A temática é muito atual, a proposta do trabalho tem bastante potencial.

Foto do Usuário Afonso Iago Lima Teixeira 09-02-2021 09:50:35

Parabéns trabalho! Possui um tema bem relevante e incentiva um olhar cuidadoso e necessário para essa população. Fiquei apenas com uma duvida quanto a discussão das tabelas apresentadas, referente aos valores de desvio padrão, posso ter entendido errado, mas não foram altos? Alguns muito próximos ou superiores a média mostrada (tabelas 3 e 4).

Foto do Usuário Jônatas De França Barros 09-02-2021 09:50:35

Artigo contempla publicação e bem escrito nos itens no sistema de avaliação.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.