RISCO DE HIPERTENSÃO EM IDOSOS COM ANTECEDENTES FAMILIARES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Acessos neste artigo: 250


Certificado de participação:
Certificado de Thamiris Pereira Rodrigues

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Elter Alves Faria , Thamiris Pereira Rodrigues , Josilene Pereira Lima

ABSTRACT
A Hipertensão Arterial (HA) é uma doença crônica, caracterizada pelo aumento da pressão arterial, com níveis sistólicos igual ou superior a 140 mmHg e/ou diastólico maior ou igual a 90mmHg. Objetivo: Abordar a prevalência da hipertensão arterial nos idosos com antecedentes familiares da doença. Métodos: Revisão literária com pesquisa de dados dos artigos entre 2008 e 2019, nas bases de dados Scielo, Lilacs e Google Acadêmico. Resultados: A Hipertensão Arterial é uma doença comum entre os idosos, isso se deve às mudanças fisiológicas naturais associadas a maus hábitos de vida. Discussão: É possível identificar um alto número de internação por complicações devido a HA e ainda evidencia a importância dos profissionais de saúde. Conclusão: Portanto a Hipertensão Arterial é uma doença que merece total atenção, pois além de ser uma doença silenciosa é ainda causa de mortes em todo o Brasil.
Palavras-chave: Hipertensão Arterial. Idoso. e Fatores de Risco.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Raiane Caroline Garcia 09-02-2021 09:50:35

O trabalho está bem escrito, no entanto, para a revisão de literatura existe outras bases de dados bem relevantes que poderiam auxiliar melhor na revisão de literatura. Além disso, não foram apresentadas todas as referências utilizadas no final do texto.

Foto do Usuário Josiane Machado De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

Foi muito proveitoso, este assunto ecada vez mas atual, e realidade.

Foto do Usuário Maria Luiza Gama Costa 09-02-2021 09:50:35

O artigo ficou bom, a temática é interessante e importante, visto que está em ascenção o aparecimento de doenças crônicas como a HAS na população mundial. Algumas sugestões: - As referências poderiam estar mais organizadas, enumeradas e estão faltando algumas - A discussão pode ser mais aprofundada quanto aos achados da relação de história familiar com HAS

Foto do Usuário Luan Dos Santos Fonseca 09-02-2021 09:50:35

Necessário rever a quantidade de referências, há referências citadas no texto e não estão descritas no final.

Muito relevante o tema, principalmente se pensarmos no envelhecimento populacional e nas doenças intrínsecas que podem estar associadas. No entanto, a conclusão não casou com o objetivo do estudo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.