ANÁLISE DE CASOS DE ÓBITOS POR DENGUE: UM OLHAR NA PERSPECTIVA DA INTERPROFISSIONALIDADE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 263


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Tyson Andrade Miranda , Matheus Sousa Santos , Monise Queiroz Brito De Souza , Sheila Dos Santos Silva , Cíntia Da Silva Souza , Jacqueline Oliveira Freitas , Rodrigo Narciso De Novais , Neuza Santos De Jesus Silva , Jamiley Dias Santana Moreira Gomes , Maria Da Conceição Dos Santos Oliveira , Maíra Moreira Peixoto Coelho , Tatiane De Oliveira Silva Alencar , Silvania Sales De Oliveira

ABSTRACT
O presente trabalho apresenta uma análise de casos reais de óbitos por dengue em um município baiano, no ano de 2019, tendo como referência princípios da interprofissionalidade. Trata de uma análise de casos desenvolvida por um grupo tutorial do PET-Saúde Interprofissionalidade, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A análise do caso foi utilizada aqui como um recurso metodológico da educação interprofissional em saúde e fundamentou-se na discussão dos sinais clínicos da dengue, do manejo clínico, os procedimentos e condutas profissionais realizadas diante dos casos, destacando a relação com a educação interprofissional (EIP). A partir da análise de caso, foram produzidas reflexões e inferências a respeito dessa arbovirose, no sentido de pensar estratégias que pudessem amenizar ou solucionar a situação explicitada em cada um dos casos. Como metodologia, as fontes de dados foram as fichas de investigação para dengue, resultado dos exames laboratoriais e prontuários dos pacientes, sendo que a análise teve como eixo os princípios da interprofissionalidade, a saber: clareza de papeis, funcionamento da equipe, comunicação interprofissional e o trabalho colaborativo. Esses materiais foram consultados durante o período de junho a agosto de 2019, sendo preservadas as identidades dos mesmos durante o processo de registro e análise das informações, em quadro de análise construídos para tal finalidade. As reflexões produzidas permitem inferir a respeito da fragmentação do trabalho para a assistência aos pacientes com dengue, reforçando o potencial que a interprofissionalidade exerce para o trabalho em equipe e para melhor resolutividade dessa situação, qualificando os resultados em saúde.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Achei o tema bastante relevante para os dias atuais. Sentir falta de uma justificativa de autoria dos autores salientando a importância do seu tema para academia. E quais dificuldades foram enfrentadas pelos autores no decorrer do levantamento bibliográfico.

Trabalho adequado às normas de publicação do congresso. Sugiro a apresentação

Tema muito atual e pertinente. Talvez melhorar a quantidade de referências, mas está ótimo!

Foto do Usuário Bárbara Morgana Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Trata-se de um trablaho importante para o fortalecimento da interprofissionalidade em saúde. Com o olhar e os saberes de diferentes perspectivas auxiliará, sobremaneira, na melhor resolutividade e qualificação das informações. Gostaria de saber quais os cursos dos discentes presentes nesse estudo?

Foto do Usuário íris Cristy Da Silva E Silva 09-02-2021 09:50:35

Tema de extrema relevância para os dias atuais. Artigo com texto claro e objetivo. Em outra oportunidade, os autores poderiam acrescentas os desafios encontrados no desenvolvimento do trabalho.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.