PROPOSTA PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE CAPACITAÇÃO DOS TELEFONISTAS DA CENTRAL DE REGULAÇÃO DO SAMU ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 227


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Déborah Sampaio Aragão Saldanha , Carine Bueira Loureiro

ABSTRACT
O objetivo da pesquisa aqui apresentada foi identificar as necessidades e as fragilidades do atendimento inicial ao público do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) pelos telefonistas auxiliares de regulação médica (TARMs), a partir dos profissionais telefonistas e gestores do serviço. A importância deste estudo está relacionada à necessidade de implementar capacitação periódica destes profissionais telefonistas de nível médio, para um melhor atendimento à população gaúcha que faz uso deste serviço. O referencial teórico abordou a educação profissional em saúde com os pesquisadores da área da educação que estudam o ensino profissional na perspectiva do materialismo histórico e apresentou o SAMU, as Centrais de Regulação, o Núcleo de Educação em Urgências (NEU) e o papel dos TARMs. Considerando essa realidade, realizou-se, portanto, uma pesquisa de campo, do tipo exploratória, descritiva, e que utilizou o método qualitativo. O estudo foi composto por 3 etapas e envolveu 3 grupos de sujeitos distintos, a saber: os Telefonistas do SAMU Estadual, os servidores do NEU e os Coordenadores do SAMU Estadual. A intenção da pesquisa foi propiciar a visibilidade dos TARMs, trabalhadores com escolarização de nível médio, pela comunidade geral e acadêmica, apresentando a importante função social daqueles profissionais e a necessidade de compromisso dos gestores em propiciar um trabalho de qualidade e eficiência.
Palavras-chave: Telefonistas; SAMU; Educação Continuada; Capacitação.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Achei o tema novo e bastante relevante Metodologia bem aplicada Meus parabéns!!!!!!

Foto do Usuário Isabela Pimentel Ferreira 09-02-2021 09:50:35

Excelente temática. Não tenho questionamentos a sugerir

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.