A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM COMO INSTRUMENTO DE AUTONOMIA PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 256


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Carla Karine Nonato Alcântara Silva

ABSTRACT
O estudo objetivou reconhecer a importância da Sistematização da Assistência de Enfermagem ( SAE ) , como instrumento fundamental no processo de autonomia profissional do enfermeiro, através de revisão bibliográfica integrativa. Dentre os artigos pesquisados selecionaram-se 14 em conformidade com o foco, publicados entre 2008 e 2018. Os resultados apresentaram 2 categorias de significados principais: A SAE como instrumento de autonomia do enfermeiro e a  importância da implantação da SAE nos serviço de saúde. Na integração de ambas, destacou-se a autonomia na tomada de decisões com base científica, pois permite colocar em prática o seu conhecimento , à sua responsabilidade profissional e o seu compromisso com o exercicío profisssional. 
 
 
Palavras-chave: autonomia profissional, prática profissional, processo de enfermagem, enfermagem.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Cosme Rezende Laurindo 09-02-2021 09:50:35

Estudo de elaboração organizada, com método bem delineado, resultados escritos de maneira clara e com achados importantes para a publicização.

Foto do Usuário Daniele De Azevedo Santana 09-02-2021 09:50:35

Qual o problema de pesquisa que vocês enfrentam, uma vez que tem tantos trabalhos já publicados nesta linha de pesquisa?

Foto do Usuário Talita Ferreira Gomes 09-02-2021 09:50:35

O uso da SAE é de extrema importância pois garante o cuidado integral ao cliente, e isso precisa ser reforçado durante a graduação, e o artigo traz esse aspecto claramente, todavia os autores acreditam que a enfermagem atual, possui algum deficit de conhecimento sobre a sua autonomia?

Foto do Usuário Gerusa Ribeiro 09-02-2021 09:50:35

A apresentação esta na integra e nao apresenta o recorte da pesquisa, fica difícil compreender qual o recorte que será feito, considerando que a apresentação é um artigo. O tema, a escrita e a pesquisa possui valia, no entanto para o leitor fica complexa pois trata-se da pesquisa na integra.

Foto do Usuário Jayara Mikarla De Lira 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito relevante! Sugestão: Incluir os estudos em inglês e espanhol para aumentar a abrangência da busca, além de tentar usar os descritores do vocabulário Medical Subject Heading (MeSH) com o mesmo objetivo de tornar a revisão maior, observando a SAE em outros contextos/países. Pergunta: Porque ainda os enfermeiros tem tão pouco domínio da SAE em sua prática, a falha está tão somente na formação ou na falta de interesse/empoderamento da classe?

Foto do Usuário Rayssa Nogueira Rodrigues 09-02-2021 09:50:35

Excelente temática. A primeira frase da introdução já remete uma problemática recorrente, seja no ensino ou na atuação prática ''falta uma convicção sobre as reais competências do enfermeiro''. É urgente a necessidade de entender que a SAE é uma metodologia na qual o profissional enfermeiro dispõe para aplicar seus conhecimentos técnicos, científicos e humanísticos na assistência aos pacientes. Para além da temática, o percurso metodológico é bem descrito e, infelizmente, os resultados encontrados apontam que a produção científica não é proporcional a necessidade de discussão sobre o tema. Por fim, deixo uma pergunta: na sua prática, enquanto estudante (disciplinas práticas, estágio), identificou a aplicação da SAE pelos nossos colegas enfermeiros? Qual a visão destes sobre a SAE?

Foto do Usuário Jaiza Sousa Penha 09-02-2021 09:50:35

O tema é sempre relevante para a nossa categoria. Parabéns a autora pela escolha. Sugestões: rever normas ortográficas, de pontuação e de concordância ao longo de todo o texto; trazer referências atualizadas para sustentar a discussão do trabalho. A pergunta é: Trabalhos com abordagens qualitativas - apenas - fazem parte dos critérios de inclusão?

Trabalho que traz uma contribuição relevante para temática abordada

A pesquisa possui relevância para atuação profissional, porém as informações não foram apresentadas na modalidade de artigo científico, há necessidade de revisão na formatação. Sendo necessário uma lapidação e alteração para o formato de artigo.

Foto do Usuário Fernanda Isabela Ferreira 09-02-2021 09:50:35

O tema é muito relevante pois, apesar de a SAE ser necessária ''em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem'', ainda há lugares que não a implementam. E sabemos também que muitas pessoas têm uma visão errada do que é e qual é a função da enfermagem. A SAE é super importante para o empoderamento dos enfermeiros e valorização de seu trabalho.

Foto do Usuário Tânia Correa Oliveira 09-02-2021 09:50:35

Um tema bem atual, com uma boa contribuição para o profissional enfermeiro e a equipe multi.

Foto do Usuário Joice Rodrigues Machado Hahn 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito bom, temática atual e importante para o Enfermeiro. Só as referências não estavam todas em formato ABNT. No restante, parabéns!

Foto do Usuário Gabriella De Castro Sousa 09-02-2021 09:50:35

Tema SAE é sempre relevante e atual para a atuação de enfermagem. Parabéns pela escolha do tema. Sugiro uma olhada no texto para correções de ortografia e concordância ao longo do texto. Além disso, esse artigo não está nos padrões preconizados pela Convibra. Sugiro adequar formatação. O artigo traz um ponto importante sobre obstáculos de implementações da SAE em alguns serviços de saúde. Acredita ser possível afirmar que a falta de comprometimento da constituição com a SAE influencia no comprometimento do trabalhador de enfermagem com a SAE, visto que ele responde à instituição na qual trabalha?

Foto do Usuário Eliana Suemi Handa Okane 09-02-2021 09:50:35

Há uma certa incongruência entre objetivo, metodo, resultado e conclusão. O objetivo muito amplo, no método falta a descrição da pergunta norteadora e os resultados e conclusão precisam vir ao encontro do objetivo.

Foto do Usuário Francieli Cristina De Souza Ferri 09-02-2021 09:50:35

Eu não consegui perceber o delineamento da pesquisa, objetivo está amplo demais. Como vocês delimitaram isso?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.