artigos
Convibra Conference - PERCEPÇÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL SOBRE ESTRUTURA EMOCIONAL PARA COM A SEGURANÇA DO PACIENTE EM SERVIÇO DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL
PERCEPÇÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL SOBRE ESTRUTURA EMOCIONAL PARA COM A SEGURANÇA DO PACIENTE EM SERVIÇO DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Acessos neste artigo: 22


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Leandro Lopes Gibson Alves , Elaine Rossi , Leide Da Conceição Sanches

ABSTRACT
A segurança do paciente é uma questão complexa que envolve todos os membros da equipe de saúde para melhorar a qualidade da atenção à saúde, tornando a estrutura emocional do profissional um dos pilares para a segurança do paciente e todos. Este artigo tem o objetivo de conhecer a percepção da equipe multidisciplinar sobre a segurança do paciente em saúde mental. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, utilizando-se grupo focal como estratégia para coleta de informações. O referencial teórico de Bardin foi utilizado para a análise de conteúdo, a qual permitiu a construção de uma das categorias, a saber: importância do profissional olhar para si. É preciso definir-se estratégias laborais que permitam ultrapassar o “olhar para si” e caminhar para o “cuidar de si” como prioridade e condição para o real processo de “cuidar do outro”.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fernanda Guimarães Lopes 09-02-2021 12:50:35

Artigo muito bom.

Foto do Usuário Fernanda 09-02-2021 12:50:35

O artigo trouxe resultados significativos para a saúde do paciente.

Foto do Usuário Larissa Alves Leandro 09-02-2021 12:50:35

É de fato um assunto importante de se abordar, uma vez que a qualidade do trabalho está relacionado a qualidade de vida desses profissionais de saúde, sendo a saúde mental fator crucial no enfrentamento de problemas. Ótima abordagem sobre o assunto.

Foto do Usuário Telma Pelaes De Carvalho 09-02-2021 12:50:35

Trabalho tem um tema contemporâneo, pois se está embasado em um tema importante nos ambientes de saúde que é a segurança do paciente. A metodologia utilizada foi adequada e consegui atingir os objetivo proposto

Foto do Usuário John Wesley Nascimento Veloso 09-02-2021 12:50:35

O enfoque à saúde mental, segurança no trabalho e a interdisciplinaridade, constituem elementos indispensáveis na discussão do tema, o qual muito bem abordado e com a organização metodológica efetiva.

Foto do Usuário Ana Beatriz Costa Cronemberger 09-02-2021 12:50:35

É um tema que precisa bastante discutido visto que existe uma falta de atenção e recursos disponibilizados para este setor. A segurança do paciente promove bem-estar do próprio paciente facilitando o trabalho de toda a equipe hospitalar. Tema bastante relevante e bem discutido no artigo.

Foto do Usuário Angélica Pereira Da Cruz 09-02-2021 12:50:35

Sugiro reverem os termos MULTIPROFISSIONAL e INTERPROFISSIONAL. Este último deve se adequar melhor à proposta do trabalho. Vale ressaltar que não são sinônimos. No mais, trabalho com temática relevante e atual.

O estado mental, assim como o tratamento do seu estado físico é necessário para uma boa recuperação. E isso todos os profissionais de saúde devem estar preparados.

Foto do Usuário Luana Rocha Leal 09-02-2021 12:50:35

Tema de extrema necessidade visto que a maioria dos profissionais da saúde estão com a saúde mental comprometida, interferindo diretamente na qualidade do trabalho prestado. O artigo se mostra bastante atual e claro quanto ao seu objetivo e destaca a importância de mais estudos e investimentos nessa área.

Foto do Usuário Alicia De Albuquerque Miller 09-02-2021 12:50:35

O artigo é relevante para entender a importância de cuidados com a saúde dos profissionais que atuam na assistência de saúde mental. É interessante ter uma visão sobre como a equipe multiprofissional atua para promover a assistência e segurança do paciente de internação seguindo um modelo biomédico e reducionista. Gostaria de saber a percepção desses profissionais sobre a atuação nesse modelo assistencial na internação psiquiátrica.

Foto do Usuário Thiago Santos Da Silva 09-02-2021 12:50:35

O tema é bastante relevante, o texto esta bem escrito, coeso e coerente.

O trabalho aborda um tema importante, que afeta profissionais e usuários dos serviços de Saúde Mental. É fundamental que seja discutido e que haja suporte também ao profissional que acolhe, acompanha e atende aquele que apresenta sofrimento psíquico.