GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE: UMA ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de serviços de saúde

Acessos neste artigo: 270


Certificado de publicação:
Certificado de Amanda Maria Villas Boas Ribeiro

Certificado de participação:
Certificado de Amanda Maria Villas Boas Ribeiro

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Amanda Maria Villas Boas Ribeiro , Beatriz Da Silva Villas Boas , Maria Lúcia Silva Servo

ABSTRACT
Os conselhos de saúde são vistos como um dos principais mecanismos de participação institucionalizada do SUS, tendo, de forma geral, a função de atuar na formulação de estratégias de operacionalização das políticas e no controle social da execução das mesmas. Este estudo objetiva analisar os aspectos acerca da participação social na gestão dos serviços de saúde, revelados pela produção científica atual brasileira. Trata-se de um estudo de revisão sistemática de literatura, de artigos publicados e disponíveis nos periódicos indexados nas bases de dados SCIELO e LILACS, no período de 2006 a 2015, em língua portuguesa. A análise dos artigos evidenciou que a participação social, institucionalizada a partir dos conselhos e conferências, por exemplo, encontra-se distanciada do alcance dos objetivos propostos em seu projeto inicial, diante das manobras realizadas em estados e municípios, mantendo-os sem autonomia e representatividade, servindo-lhes, somente, para manter convênios de descentralização com a União e repasses de recursos. É inegável que temos um grande desafio pela frente, tornar ainda mais conhecido a diretriz da participação social, através da educação em saúde, a fim de impulsionar novos atores sociais na luta por contribuir na construção e consolidação cotidiana do nosso Sistema Único de Saúde.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Alcione Lino De Araújo 09-02-2021 09:50:35

O artigo tem os objetivos bem delineados e contempla com a perspectiva a que se propôs pesquisar.

Foto do Usuário Luciene Gouveia Batista 09-02-2021 09:50:35

Uma pesquisa de campo poderia contribuir bastante para este trabalho. Contudo, como revisão bibliográfica o trabalho atende ao objetivo proposto.

Foto do Usuário Ana Karina Vasconcelos Alves 09-02-2021 09:50:35

Excelente, artigo bem atual e seguiu uma metodologia equivalente. Parabéns.

Foto do Usuário Saraid Da Costa Figueiredo 09-02-2021 09:50:35

Concordo com a necessidade a importância da participação social para a gestão, acredito que podemos explorar mais a temática. O artigo possui uma boa apresentação do conteúdo.

Foto do Usuário Samira Rodrigues Carvalho Aguiar 09-02-2021 09:50:35

Estudo muito interessante! Faltou um pouco mais de discussão. Foram apresentados os resultados a partir dos artigos revisados, mas senti falta de correlacionar com a temática, com confrontamento de outras fontes e com a conclusão e considerações finais do autor, realizando conexão entre ambos.

Foto do Usuário Ana Paula Brandão Souto 09-02-2021 09:50:35

Um tema de extrema importância e com referência atuais. Como sugestão indico complementar a conclusão com mais dados.

Foto do Usuário Daniele Knopp Ribeiro 09-02-2021 09:50:35

Temática necessária e pertinente, parabéns pela iniciativa!

Foto do Usuário édis Mafra Lapolli 09-02-2021 09:50:35

O artigo trás uma revisão da literatura com busca em 2 plataformas trazendo uma síntese da literatura sobre a temática relevante ao que se propõe a apresentar. A metodologia traçada abarca e cumpri com o objetivo traçado. Parabéns!

Foto do Usuário Larissa Liz Silva Ferreira 09-02-2021 09:50:35

ótima contribuição para a gestão em saúde, além de envolver a participação social !

Foto do Usuário Letícia Ferreira De Souza 09-02-2021 09:50:35

Tema de suma importância e que deve ser mais discutido pelos profissionais da área. O trabalho contribui para que outros possam ser incentivados a estudar de forma mais ativa esse assunto tão importante para a população que é o controle social. O método escolhido é interessante e atendeu a proposta. Porém, acredito que uma pesquisa de campo, proporcionando contato direto com esses atores, poderia tornar a pesquisa ainda mais rica. Isso é apenas uma sugestão.

Foto do Usuário Pedro Damasceno Souza 09-02-2021 09:50:35

Artigo possui um tema atual e de grande importância, além de uma boa fluidez. Os resultados são relevantes e estão de acordo com o objetivo proposto.

Foto do Usuário Rosa Candida Cordeiro 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem escrito e atual. Questão: Como incentivar a manutenção da atuação dos conselhos no momento de difícil exercício da democracia?

Foto do Usuário Dayane Paula Nogueira 09-02-2021 09:50:35

O trabalho apresenta todos os apectos metodologicos para descrever a experiência vivenciada de forma clara e objetiva.

Foto do Usuário Carlos Augusto Lima Vaz Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Registro meus elogios às autoras, não somente pela importância do conteúdo abordado no estudo, mas também pela perspectiva de análise utilizada, pautada pela precisão e objetividade. Em que pese tratar-se de estudo voltado à revisão sistemática de literatura, alcançou-se êxito em visualizar a atual dinâmica existente neste cenário entre a participação social e política pública de saúde. Ademais, o trabalho destaca que essa forma de participação se dá de maneira institucionalizada a partir dos conselhos e conferências. Essa ocorrência, em que pese salutar, não supera em sua essência, os motivos ensejadores da utilização de instrumentos de democracia participativa - como o apontado no estudo -, e que se encontra na insuficiência dos modelos estruturados sob o viés da democracia representativa. A conclusão aponta, a partir dos estudos realizados, que tais estruturas foram mantidas ''sem autonomia e representatividade, servindo-lhes, somente, para manter convênios de descentralização com a União e repasses de recursos''. Como sugestão, indica-se a explicitação das razões que motivaram a adoção do recorte temporal 2006 a 2015 para a seleção do material, incorporando essa justificativa ao texto final.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.