FORMAÇÃO E ENSINO EM SAÚDE: ASPECTOS QUE PERMEIAM A CONSTRUÇÃO DO SER DOCENTE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 237


Certificado de publicação:
Certificado de Renata Scartezini Martins

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Kelen Antunes , Renata Scartezini Martins

ABSTRACT
Neste artigo, dissertaremos sobre aspectos de formação e ensino em saúde, considerando elementos que permeiam a construção do processo ensino-aprendizagem, e o ser docente. Abordaremos o ser docente diante do uso de metodologias ativas, do sistema de ensino EaD, os processos avaliativos, construção do plano pedagógico, entre outras estratégias, buscando um processo de ensino-aprendizagem que considere a construção de conhecimento ao invés da mera  transferência de saber.
Questionar, estudar, problematizar os processos educacionais é  necessário e importante, tendo em vista que é diante disso, que melhorias podem ser pensadas e novas estratégias desenvolvidas. Compreendemos que há uma série de elementos que constituem  o processo de ensino-aprendizagem, e também do ser docente, e isso incluí o professor frente as diversas formas de ensino, exige ação-reflexão, preocupação com a formação pedagógica visando um processo de ensino-aprendizagem cada vez mais qualificado.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Margit Elena Theisen 09-02-2021 09:50:35

Entender os desafios contemporâneos na articulação entre ensino e aprendizagem se constituem em busca permanente de soluções inovadoras e um trabalho interdisciplinar com vistas a desencadear transformações e melhoria na formação acadêmico-pedagógica. Inclui-se, portanto, a reflexão colaborativa em diferentes contextos. Pergunta: Quais as reflexões acerca da prática profissional docente sobre as metodologias ativas no EaD diante de resistências ainda conservadoras de discentes e docentes? Sugestão: Considera-se interessante abordar a perspectiva e o olhar docente sobre o relato apresentado.

Foto do Usuário Kay Amparo Santos Duque 09-02-2021 09:50:35

Os desafios atuais na articulação entre ensino e aprendizagem são dilemas constantes na busca de soluções inovadoras e consequentemente transformações da realidade. Quais os desafios acerca da prática profissional docente para implementação das metodologias ativas no EaD mediante um contexto ainda tradicional de ensino?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.