Finanças pessoais, objetivos e educação financeira

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Acessos neste artigo: 213


Certificado de publicação:
Certificado de Davi Lemos Reis

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Davi Lemos Reis , Lorrane Pereira Miranda , Fabiane Fidelis Querino , Fernanda Teixeira Franco Ribeiro

ABSTRACT
As finanças pessoais diferem das finanças corporativas. Um planejamento financeiro deve levar em consideração os diferentes objetivos e peculiaridades, bem como levar em consideração as potencialidades e falhas na educação financeira desde a formação básica. Através de um estudo de casos múltiplos, adotando uma abordagem qualitativa com onze casos foi possível demonstrar a importância de considerar os objetivos individuais e a educação financeira na consecução destes objetivos. Também foi demonstrado como ações que alinham planejamento e educação financeira aos objetivos consegue obter resultados satisfatórios dentro de um período de seis meses.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Bruna Alves Da Silva 09-02-2021 09:50:35

O estudo resultou em informações que corroboram a literatura desenvolvida na área, de maneira que a metodologia aplicada demonstrou-se correta para os objetivos do autor.

Foto do Usuário Gabriela Fachin 09-02-2021 09:50:35

O Artigo está bem elaborado e completo, traz um objetivo e uma metodologia bem estruturada no qual ao longo da leitura é possível ter um melhor entendimento sobre o assunto.

Foto do Usuário Antônio Marcos Souza 09-02-2021 09:50:35

O estudo apresenta um tema relevante e está bem estruturado, porém, entendemos, que o capítulo que trata da demonstração e análise dos resultados poderia ser melhor organizado, por exemplo, com agrupamento das constatações de acordo com seu teor, o que poderia favorecer sua compreensão. Outro aspecto que entendemos poder melhorar é o capítulo da conclusão, que ficou denso, contemplando muitas citações.

Foto do Usuário Nathalia Seibt 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bem escrito, sobre um assunto de extrema relevância nos dias atuais, e com uma aplicação prática muito interessante de fazer a aplicação da Educação Financeira no dia a dia, e acompanhar os resultados após a prática. Acredito que fazer o mesmo estudo com pessoas de diferentes classes sociais seria interessante, até para levar esse conhecimento em Educação Financeira para mais pessoas. Excelente trabalho, parabéns aos autores!!!

Foto do Usuário Robesval Ribeiro Da Silva 09-02-2021 09:50:35

O método utilizado foi bom o que falta é uma quantidade maior de testes e isso poderia ser possível se acrescentar um focus group. Acredito que enriquece o trabalho um debate entre participantes sobre o sentimento destes diante do problema.

Foto do Usuário Alex De Souza Avelar 09-02-2021 09:50:35

O artigo foi muito bem estruturado e muito bem escrito. Pergunto apenas porque não foram detalhadas características dos entrevistados como nível de escolaridade, idade, sexo etc...

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.