QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE SAÚDE: uma análise sobre a qualidade no atendimento do Hospital Regional de Itabaiana-PB.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 236


Certificado de publicação:
Certificado de Flaviano Da Silva

Certificado de participação:
Certificado de Flaviano Da Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Flaviano Da Silva , Jacqueline Echeverria Barrancos , Ana Lúcia Carvalho De Souza

ABSTRACT
Ao dirigirmos nosso olhar (empírico) sobre a administração pública quase sempre concluímos que é mal gerida. Nesse sentido, os serviços públicos carecem de melhorias para que possa entregar excelência em serviços aos seus usuários. Em contrapartida acredita-se que a gestão pública está melhorando cada vez mais, por isso, esse estudo tem como propósito avaliar a qualidade nos serviços de saúde pública. Assim sendo, buscou-se avaliar o processo de atendimento de um hospital estadual no Estado da Paraíba. Para alcançar o objetivo proposto buscou-se saber, mediante a aplicação de um questionário com os pacientes, como acontece o processo de atendimento do hospital em relação ao tempo de atendimento, ao ambiente e humanização dos funcionários. Os resultados alcançados foram: sobre o tempo de atendimento conclui-se que os clientes não passam muito tempo na fila de espera para fazer a ficha de primeiro atendimento e que a recepção genericamente atende com qualidade. Da mesma forma encontrou-se como resultado que os funcionários atendem imediatamente os pacientes quando solicitados. Em relação ao ambiente pode-se concluir que tem qualidade, porque as instalações físicas são limpas e agradáveis e outros aspectos tangíveis do ambiente com a água de beber e a comida são de boa qualidade e as limpezas das salas e dos banheiros são feitos com frequência. Por outro lado não são fornecidos sabonetes e os lençóis não mantidos sempre limpos. Quanto a humanização do atendimento pode-se concluir que o nível é bastante alto, significa que os funcionários são solidários, gentis, demonstram interesse em ajudar e pelo bem estar dos pacientes e que os pacientes sentem-se seguros na relação com os colaboradores. Assim pode-se concluir que o objetivo proposto foi alcançado, afirmando que o nível de qualidade do hospital regional é elevado e que os serviços são entregues com qualidade.
Palavras-chave: Gestão. Qualidade. Serviços.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Tatiana Souza Da Silva Werle 09-02-2021 09:50:35

A forma como os dados foram apresentados não permitem aferir a qualidade sobre o quesitos apresentados. Sendo assim, as perguntas mostraram-se subjetivas.

Foto do Usuário Lucas Bastos Brito 09-02-2021 09:50:35

O estudo buscou avaliar a percepção da qualidade dos serviços ofertados em um hospital regional, entretanto, é preciso adequar o modelo do questionário de modo que se evite respostas subjetivas, ou seja, não é possível aferir a qualidade no serviço prestado na forma que foi abordado. Por fim, o tema tratado no artigo é de grande relevância, mas o presente trabalho necessita de ajustes em relação ao instrumento de coleta de dados.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.