A SUSTENTABILIDADE NOS PROJETOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UEMS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 266


Certificado de publicação:
Certificado de Maria Aparecida Farias De Souza Nogueira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Leonilda Mascarenhas , Vera Luci De Almeida , Maria Aparecida Farias De Souza Nogueira

ABSTRACT
O papel da Instituição de Ensino Superior (IES) em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade deve configurar-se como componente principal da identidade universitária, em consonância com o tripé ensino, pesquisa e extensão. A existência ou não de declaração institucional relacionando a IES aos princípios sustentáveis não significa ausência de referências à sustentabilidade em suas dimensões formais e não-formais, tanto no aspecto da gestão administrativa quanto no aspecto educacional. Assim, a questão norteadora deste artigo reside em investigar se os projetos de ensino, pesquisa e extensão de uma IES estadual caracterizam-se pela preocupação com a temática ambiental. Para tanto foi realizada uma pesquisa documental em conjunto com a estatística descritiva. Os dados foram compostos de resumos de projetos extraídos do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj) e processados pelo Software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), analisando-se o campo lexical relativo ao meio ambiente e sustentabilidade através da frequência de palavras. Os resultados identificaram uma maior relação entre os termos educação ambiental, meio ambiente e sustentabilidade evidenciando preocupação com o tema na IES.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Eric Charles Henri Dorion 09-02-2021 09:50:35

Pesquisa bibliométrica robusta, estruturada e estruturante. Suporte teórico relevante. A conclusão e fraca, mereceria ser revista e aproveitada. Geralmente merece apresentação.

Foto do Usuário Gabriela Almeida Marcon Nora 09-02-2021 09:50:35

O tema é relevante. A redação e linguagem utilizada estão excelentes. O objetivo, a princípio, pareceu claro, qual seja: ''investigar se os projetos de ensino, pesquisa e extensão de uma IES estadual caracterizam-se pela preocupação com a temática ambiental''. Não foi realizada uma análise da literatura científica e, talvez, por esta razão a análise dos resultados, deixa a desejar. São dados ricos que poderiam ser trabalhados, por exemplo, como uma agenda de pesquisa para estudos futuros, indicando carências de trabalhos ou novas áreas, novos caminhos de investigação. Questiona-se se a ausência de um tópico contendo a revisão de literatura foi intencional. Sugere-se incluir e realizar a pesquisa em bases de dados internacionais. Um estudo comparativo pode ser interessante.

Foto do Usuário Diogo Amarildo Da Conceição 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho! Na introdução, foi colocado que ''estudos enfocam, na maioria das vezes, apenas o gerenciamento das instituições''. Seria interessante a citação desses estudos para que o trabalho fique mais robusto.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.