ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR DE MARCAS DE LUXO DE AUTOMÓVEIS NA REGIÃO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Acessos neste artigo: 301


Certificado de publicação:
Certificado de Allan Augusto Platt

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Allan Augusto Platt , Vanessa Besen , Marco Antônio De Moraes Ocke

ABSTRACT
A pesquisa tem como objetivo analisar a percepção do consumidor perante as marcas de luxo de automóveis. As marcas de luxo possuem características distintas do mercado de massa, podendo variar desde seu preço até a experiência proporcionada ao usuário. Para isso, é relevante que se investigue a percepção desse tipo de consumidor perante as marcas. Neste trabalho, apresentam-se os resultados de uma abordagem quantitativa, em que, aplicou-se um questionário com 67 usuários de marcas de luxo de automóveis na Grande Florianópolis. Constatou-se que estes consideram a marca de luxo importante no momento de decisão de compra, entretanto, o preço também apresenta relevância. Características acerca da marca, como a qualidade que ela apresenta em relação às demais e a segurança proporcionada por uma marca forte ressaltam a importância que a marca possui. Sugere-se para estudos posteriores um aprofundamento do conhecimento acerca desse tipo de consumidor, bem como o comparativo dos resultados com marcas que não são consideradas de luxo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fernanda Tavares Pessoa 09-02-2021 09:50:35

Trabalho está bem escrito, apresentando alguns autores e com um objetivo claro.

Foto do Usuário Alberdan José Da Silva Teodoro 09-02-2021 09:50:35

A escolha sobre a temática de estudo foi bastante sábia. Entender o processo de decisão de compra dos consumidores de automóveis, ou artigos de luxo em geral, são sempre pertinentes e ricos em informações. A riqueza de tal temática pode permitir aos autores, analisar o consumo de automóveis de luxo mediante as perspectivas teóricas sobre formação e construção de identidade, consumo mediado por valores pessoais e até mesmo o consumo simbólico, o que permite contribuir tanto para a academia, quanto para o mercado. Sugiro aos autores, pensar nessa possibilidade. Segue as considerações, sobre o trabalho: INTRODUÇÃO - Sugiro aos autores melhorar a introdução, de forma a trabalhar a composição dos parágrafos e deixar mais claro a problematização, objetivos, justificativa e a importância em realizar este estudo; REFERENCIAL – Sugiro aos autores, rever a utilização do termo: ''Marco Teórico'', possuo dúvidas quanto ao termo, já que não declararam o uso de nenhuma teoria como base. Talvez, não seja o ideal para a titulação da segunda seção. Além disso, os autores realizaram um bom apanhado na literatura sobre os conceitos e definições sobre a Marca, mas senti falta de abordagens internacionais, o que poderia ser de grande valia quanto a comparação aos resultados a ser obtidos. Além disso, senti falta de um apanhado bibliográfico sobre o comportamento de consumo relacionado aos bens de luxo, neste caso os automóveis. Por fim, também sugiro trabalhar a composição dos parágrafos. METODOLOGIA – Os autores classificam a pesquisa como um estudo aplicado. Mediante a isso, tenho o seguinte questionamento: o estudo visa solucionar algum problema específico do mercado? Possui algum interesse local ou regional? Se não, sugiro repensar esta classificação. Quanto ao questionário, o mesmo foi previamente testado de forma qualitativa? Ou foi adaptado de algum autor? Sugiro detalhar as questões utilizadas tanto para aos aspectos sociodemográficos, quanto ao objeto de estudo. Ainda, quais foram os critérios consideradas pelos autores para definir determinada marca de automóvel como um artigo de luxo? Sugiro aos autores deixar tal informação de maneira mais explicita. Além disso, os autores devem trabalhar um pouco mais a construção dos parágrafos. RESULTADOS – no que tange a descrição da amostra, sugiro a caracterização por quantidade de indivíduos e não de forma percentual, já que a quantidade foi de 67 respondentes. Além disso, o autor Allérès (2006) não se encontra na lista de referências; CONCLUSÃO – os autores apresentaram boa argumentação conclusiva sobre o trabalho, mas alguns aspectos podem ser melhorados, como: capacidade de contribuição dos resultados para a área acadêmica, bem como para o mercado; REFERENCIAS - Algumas das referências utilizadas foram redigidas utilizando diferentes modelos de formatações, fontes e tamanhos, sugiro padronizar. De forma ampla, o artigo não tem paginação e o alinhamento de tabelas e quadros também é necessário.

Foto do Usuário Aline Cardozo Pereira 09-02-2021 09:50:35

Muito bem escrito o artigo. Só não ficou claro qual é a relevância do tema.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.